-
Gabarito: E
Realmente, as técnicas de trabalho das auditorias interna e externa não apresentem diferenças fundamentais. Entretanto, os conceitos seguintes estão invertidos, pois quem goza de maior credibilidade perante os usuários do campo externo da empresa é a auditoria externa, por ser composta de profissionais que não fazem parte da estrutura organizacional da empresa auditada, o que lhe concede maior independência. Além desse erro, a questão traz outro equívoco, pois quem está mais habilitada a perceber as ineficiências de ordem administrativa e operacional é a auditoria interna, já que faz parte da empresa e conhece a fundo suas peculiaridades.
Disponível em: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01235908/TCE-SC-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf
-
Errado.
Comentários:
Realmente, as técnicas de trabalho das auditorias interna e externa não apresentem diferenças fundamentais.
Entretanto, os conceitos seguintes estão invertidos, pois quem goza de maior credibilidade perante os usuários
do campo externo da empresa é a auditoria externa, por ser composta de profissionais que não fazem parte da
estrutura organizacional da empresa auditada, o que lhe concede maior independência.
Além desse erro, a questão traz outro equívoco, pois quem está mais habilitada a perceber as ineficiências de
ordem administrativa e operacional é a auditoria interna, já que faz parte da empresa e conhece a fundo suas
peculiaridades.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
Gab: Errado.
Auditoria externa: goza de maior credibilidade perante os usuários do campo externo da empresa, por ser composta de profissionais que não fazem parte da estrutura organizacional da empresa auditada, o que lhe concede maior independência.
Auditoria interna: Mais habilitada a perceber as ineficiências de ordem administrativa e operacional, pois faz parte da empresa e conhece a fundo suas peculiaridades.
Fonte: Estratégia concursos
-
Quando a o Cespe compara...
-
Fala Pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre Auditoria Interna e Externa.
Como o nome já nos enuncia, a auditoria interna está dentro da organização enquanto a auditoria externa está fora.
Apesar dessa diferença de posicionamento, de fato a questão acerta quando diz que ambas as auditorias não apresentem diferenças fundamentais nas técnicas de trabalho, já que tanto a auditoria interna quanto a externa dividem a auditoria em Planejamento, Execução e Relatório, além de utilizarem procedimentos semelhantes para obterem evidências (como entrevistas, etc.).
Mas uma diferença relevante está no destinatário da informação das auditorias. A auditoria externa, justamente por ser externa, possui mais independência e, por isso, ela possui maior credibilidade para os usuários externos da empresa.
A auditoria interna deve possuir um grau de independência, mas, por estar dentro da organização, este grau é menor do que o da auditoria externa. Assim por ser menos independente que a auditoria externa, a auditoria interna possui menor credibilidade perante os usuários externos da informação. No entanto, o fato de a auditoria interna estar dentro da empresa e exercer seu trabalho de modo contínuo, faz com que ela conheça melhor a situação da empresa, obtendo informações mais profundas e, portanto, esteja mais habilidade a perceber as ineficiências administrativas e operacionais da organização.
Assim, a auditoria externa possui mais credibilidade perante os usuários externos. Já a auditoria interna está mais habilidade a perceber as ineficiências administrativas e operacionais da organização.
A questão troca os conceitos e, por isso, está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.