-
Gabarito: C
A propriedade dos papéis de trabalho é de quem realizou a auditoria (firma de auditoria ou auditor individual), que não deverá fornecê-los a terceiros. Como exceção à regra, podemos citar as determinações judiciais, a apresentação da documentação de auditoria com autorização da entidade auditada ou mesmo por necessidade de esclarecimentos a órgãos reguladores da atividade de auditoria ou da entidade auditada.
Disponível em: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01235908/TCE-SC-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf
-
A questão não me parece errada, mas deveria ter sido feita a ressalva de que se trata de auditoria privada. No setor público, os papéis de trabalho pertencem aos tribunais de contas, e nem poderia ser diferente, já que os auditores públicos não dispõem desses documentos se trocarem de setor ou se aposentarem, por exemplo.
NBC (Contabilidade)
14. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
NBASP (Nível 1) (Setor Público)
52. Os Tribunais de Contas devem assegurar a propriedade e a posse de toda a documentação de auditoria, a exemplo dos papéis de trabalho, independentemente de ter sido realizada pela equipe de servidores ou por contratados para atividades de apoio.
-
A Auditoria de Gestão Pública (ou auditoria governamental ) é o exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais (COFOP), assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno (SCI).
É realizada por profissionais de auditoria governamental, por intermédio de levantamentos de informações, análises imparciais, avaliações independentes e apresentação de informações seguras, devidamente consubstanciadas em evidências, segundo os critérios de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética, transparência e proteção do meio ambiente, além de observar a probidade administrativa e a responsabilidade social dos gestores da coisa pública.
Gabarito: CORRETO
-
Vcs estão ligados que na questão tá escrito que o AUDITADO deve autorizar a entrega a terceiros, ne? CESPE, c tá doidona?
-
De acordo com o enunciado é possível identificar
que o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca da confidencialidade,
custódia e propriedade dos papéis de trabalho na auditoria.
Destaca-se que o auditor deve adotar procedimentos
apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho, sendo a
confidencialidade dos mesmos, um dever permanente. Os papéis de trabalho são de
propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério
do auditor, serem postos à disposição da entidade. Os papéis de trabalho quando
solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização
formal da entidade auditada.
Para fins de embasamento teórico seguem as
seguintes normas:
NBC TA 230 (R1) - Documentação de Auditoria.
NBC P 1.6 – Sigilo.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Penso da msm forma que a Renata.