-
a) “A fantasia é um vidro de cor, um óculo brilhante, porém mentiroso.” / adversativa
b)“Nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa.” / TEMPORAL
C) “Quando dois corações se querem entender, ainda que falem hebraico, descobrem-se logo um ao outro.” /CONCESSÃO GABARITO.
D)“Aprofunde mais os corações alheios, se quiser encontrar a verdade.” / CONDICIONAL .
E) “Conquanto a credulidade seja eterna, é preciso fazer com ela o que se faz com a moda: variar o feitio.” / ...
-
http://portugues.uol.com.br/redacao/os-conectivos-como-elementos-coesao-uma-analise-minuciosa.html
-
Eu gosto de procurar exemplos em músicas.
''Eu vivo assim cantando, muito embora tenha fome.''
Cantor: Maurício Reis
Música: Farrapo Humano
Momento: 00:57
Definição de uma Oração Subordinada Adverbial Concessiva: exprimem um fato que, podendo interferir na realização daquilo que contém a oração principal, não interfere.
-
Embora falem hebraico....
Concessão!
-
a D está parecendo uma orac. sub. sibstantiva objetiva direta
-
A letra E é comparação:'' é preciso fazer com ela o que se faz com a moda/ igual se faz com a moda.''
-
A letra "E" não é conjunção, e sim um pronome demonstrativo seguido de um pronome relativo "O = Aquilo" e "Que" pronome relativo. Flávia.
-
O conectivo sublinhado nas frases a seguir – da autoria de Machado de Assis – que tem seu valor semântico corretamente indicado é:
a) “A fantasia é um vidro de cor, um óculo brilhante, porém mentiroso.” / conclusão - adversidade.
b) “Nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa.” / proporção - temporal.
c) “Quando dois corações se querem entender, ainda que falem hebraico, descobrem-se logo um ao outro.” / concessão.
d) “Aprofunde mais os corações alheios, se quiser encontrar a verdade.” / causa - condicional.
e) “Conquanto a credulidade seja eterna, é preciso fazer com ela o que se faz com a moda: variar o feitio.” / tempo - "o" - pronome demostrativo. "que" - pronome relativo. Os promomes tem a função de apontar, remeter para algo ou alguém (coisa/oessoa). Porém no protocolo "o que", o "que" sempre se refere ao "o" quando o "o" puder ser substituído por: aquilo, aquele e daquilo, e assim a relação semântica fica prejudicada.
-
VIDE Q837977
VALOR SEMÂNTICO = SENTIDO
Perceba que a questão pede o valor semântico (sentido). Agora, se a questão falasse o valor SINTÁTICO a resposta seria outra...
Q709887
A oração “por me fazer feliz” (l.5) expressa uma ideia de finalidade.
se esforçava (por / a fim de / para) me fazer feliz!"
-
GABARITO C
Concessiva: embora, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, apesar de que.
-
GABARITO: LETRA C
Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo:
Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.
Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.
FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR
-
✅ Gabarito: C
A) “A fantasia é um vidro de cor, um óculo brilhante, porém mentiroso.” / conclusão → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa (=valor semântico de oposição).
B) “Nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa.” / proporção → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa temporal (=valor semântico de tempo).
C) “Quando dois corações se querem entender, ainda que falem hebraico, descobrem-se logo um ao outro.” / concessão → CORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva (=valor semântico de concessão).
D) “Aprofunde mais os corações alheios, se quiser encontrar a verdade.” / causa → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional (=valor semântico de condição).
E) “Conquanto a credulidade seja eterna, é preciso fazer com ela o que se faz com a moda: variar o feitio.” / tempo → INCORRETO. Temos, em destaque, um pronome demonstrativo e um pronome relativo, eles não possuem valor semântico de tempo e sim são recursos de retomada de algum termo ou ideia.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!