SóProvas


ID
1930351
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2003), a descentralização em si não é boa, nem má, indicável ou contra indicável, ela depende das circunstâncias. De acordo com esse contexto, há quatro elementos que concorrem para aumentar a descentralização. Assinale a opção que NÃO apresenta um desses elementos.

Alternativas
Comentários
  • Quatro elementos que concorrem para acelerar a DESCENTRALIZAÇÃO

    Complexidade dos problemas empresariais 

    Delegação de autoridade

    Mudança e incerteza (requer decisões na hora necessária)

    Tempos de estabilidade - Certeza e previsibilidade, várias atividades repetitivas que não exigem inovação.

  • 1. Complexidade dos problemas organizacionais.O avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produtos e os mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível obter se toda a autoridade for concentrada nas mãos de um só executivo no topo da organização. Aí, um só pensa, enquanto a totalidade das pessoas trabalha dependendo de suas decisões. A descentralização permite a utilização de todos oscérebrose músculos da organização.

    2. Delegação de autoridade. Ocrescimento é um sinal de vitalidade e de garantia de sobrevivência. Para não atrofiar essa vitalidade com sobrecarga de trabalho e estagnação, a delegação de autoridade parece ser a resposta correta para o esforço total da organização.

    3. Mudança e incerteza. Quanto maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.

    4. Em tempos de estabilidade. Os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências.

    (CHIAVENATO, 2011)