SóProvas


ID
1931089
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao controle de constitucionalidade a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF), disposto na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Só ato normativo federal

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente

    a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal
     

    B) Art. 103  § 1º O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal

    C) Art. 103  § 2º Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias

    D) CERTO:  ADI é para ato notmativo federal e estadual perante a CF, conforme o artigo 102, I, a postado na alternativa "a"

    E) Art. 103 § 3º Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado

    bons estudos

  • ADC - lei ou ato normativo FEDERAL.

    ADI - lei ou ato normativo FEDERAL ou ESTADUAL.

    ADPF - lei ou ato normativo FEDERAL, ESTADUAL ou MUNICIPAL (inclusive os anteiores à CF/88).

  • gabarito: D

     

    A letra B obviamente é uma frase correta.

     

    Se o AGU será citado previamente para defender o ato normativo impugnado (segundo a CF, art.102, §3º), obviamente que "O advogado-geral da União deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade em curso perante o STF"

     

    CF, art.102, " § 3º Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado "

     

    Lei 9868/99 (lei da ADI, ADC e ADO): " Art. 8o Decorrido o prazo das informações, serão ouvidos, sucessivamente, o Advogado-Geral da União e o Procurador-Geral da República, que deverão manifestar-se, cada qual, no prazo de quinze dias "

  • Julio Paulo também estava utilizando o mesmo raciocinio que o seu em relação a LETRA B

    Contudo nas Ações de Inconstitucionalidade por Omissão , a presença do AGU não é obrigatória: 

    Art. 12-E da L. 9868/99: 

    § 2o  O relator poderá solicitar a manifestação do Advogado-Geral da União, que deverá ser encaminhada no prazo de 15 (quinze) dias.  (Incluído pela Lei nº 12.063, de 2009).

  • Q410106 - BANCA IADES - considerou como correta a seguinte alternativa (justificando o porquê de a letra B estar errada): 

     

    e - A audiência do advogado-geral da União não é necessária nas ações diretas de inconstitucionalidade por omissão.