SóProvas


ID
1931767
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise as afirmações seguintes:

Os candidatos estudiosos passam no concurso.

João é estudioso.

Logo, João passará no concurso.

No campo do raciocínio lógico, essas afirmações compreendem

Alternativas
Comentários
  • DEFINIÇÃO SOFISMA

     

    “Não é mais do que um raciocínio falso. Esta falsidade pode nascer da má aplicação do raciocínio em premissas certas ou do raciocínio certo em premissas falsas. O sofisma pode ou não ser empregado com intenção de enganar” (neRici, p. 77).

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/2525708/a-divisao-da-logica-/4

  • O sofismo pode ser chamado também de FALÁCIA.

  • Trata-se de uma conclusão errada, já que a questão não menciona ser João um candidato. Convém lembrar que SOFISMA é uma raciocínio falso.

  • o que são as outras opções??? nunca ouvi falar

  • sofisma - lóg argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa ou lóg argumentação que aparenta verossimilhança ou veridicidade, mas que comete involuntariamente incorreções lógicas; paralogismo.

     

    proposição é a priori se a sua verdade pode ser conhecida sem apelar para a experiência; e a posteriori se pelo contrário só podemos conhecer a sua verdade através da experiência.

    gab: b

  • Maysa Melo não entendi sua explicação sobre a C e a D, poderia explicar novamente? rss

    Obrigada!!

  • Tentei, mas não consegui entender por quê não pode ser um Silogismo!
    Alg. sabe explicar?

  • O silogismo é uma verdade. Ele parte de uma premissa maior para uma menor (ambas verdades conhecidas), até se chegar a uma verdade que não era conhecida. Ou seja, seu resultado é uma verdade baseada em dois argumentos também verdadeiros. 

    O sofisma é uma falácia, uma enganação, geralmente induz alguém a erro, produz uma ilusão da verdade. 

    Nessa questão, as premissas não dizem que João é um candidato.  

    João não pode passar em concurso se ele não for um candidato. João é estudioso, apenas.

    Eu também fui induzida a erro.

     

  • Ótimo comentário Ya
  • E um sofismo gabarito B

  • Pensei assim, ele pode até ser estudioso, mas quem garante que ele passará?............ta certo pensar assim gente, acertei mas não sei se devo seguir este raciocínio...........misericórdia JESUS  com essa matéria............para uns pode ser facil, bobo talvez, mas assim como muitos ,tenho minhas limitações, as vezes acerto, outras erro kkkkkkkkkk vom sim boraaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkk

    JESUS NA FRENTE, SEMPRE !!!!

  • O enunciado apresenta um argumento que possui uma conclusão errada. Por qual razão? Ora, a primeira premissa diz que não é qualquer pessoa estudiosa que passa no concurso.

    Na verdade, ela afirma que apenas os CANDIDATOS estudiosos que são aprovados. Ou seja, é preciso atender aos dois aspectos: ser candidato no concurso e ser estudioso.

    João não atende a uma das duas condições, pois é dito que ele é estudioso, mas não que é candidato no concurso. 

    Assim, a conclusão apresentada é falsa por não se basear nas verdades contidas nas premissas, ou seja, não é consequência necessária das premissas. Nesse caso, trata-se de um argumento inválido ou sofisma.

    Gabarito: Letra B.

    Fonte: Estratégia.