SóProvas


ID
1933162
Banca
OBJETIVA
Órgão
SESCOOP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, em relação à redação oficial, analisar os itens abaixo:

I - É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

II - Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Alternativas
Comentários
  • O que é Redação Oficial

     

    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

     

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

     

    GAB: LETRA A

     

    FONTE: MRPR

  • GAB: LETRA A

    I e II estão corretas.

  • A questão exige conhecimentos sobre Redação Oficial. De modo a responder à questão, deve-se relembrar os atributos do texto oficial:

    a) clareza e precisão;

    b) objetividade;

    c) concisão;

    d) coesão e coerência;

    e) impessoalidade (a impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal).

    f) formalidade e padronização; e 

    g) uso da norma padrão da língua portuguesa. 

    Gabarito: letra A.