-
"quer...quer" se trata de um vocábulo que cumpre valor conjuntivo indicando alternância, como ora...ora, já...já, quer...quer, seja...seja, bem...bem. Eles devem ser duplos e iniciar cada uma das orações alternativas. Não é de rigor, mas o uso da vírgula se fortalece por bons autores separando orações cujo conectivo é repetido.
-
Qual é o erro da "D"? Fiquei em duvida entre a "D" e a "B"
-
Damião, acredito que o erro da B seja o ponto e vírgula, visto que não são sujeitos diferentes. Vamos indicar para comentário.
-
a) O “erro” linguístico, do ponto de vista sociológico e antropológico, se baseia numa avaliação negativa
que nada têm de linguística: é uma avaliação baseada apenas no valor social atribuído ao falante. - Tem com acento circunflexo é utilizando na 3° pessoa.
b) A leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma plena, coletivamente, na
experiência com os outros.
c) Um texto, para ser coerente, precisa apresentar certa lógica afim de que atinja seu objetivo. - Afim" é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido.
fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade:
d) É a entonação um recurso estilístico, que permite distinguir uma declaração de uma interrogação; um
enunciado que revele surpresa de outro que não passe de simples enumeração - Vírgula separando sujeito do predicado na primeiro oração.
e) A palavra híbrido é de origem grega, onde significa ultraje, afronta, porque para os gregos qualquer
miscigenação era violação às leis naturais. - A única explicação que achei foi que onde só pode ser um adjunto adnominal de LUGAR.
-
acredito que o erro na letra A é a colocação pronominal, não se tem próclise após uma pausa (vírgula). Como está escrito em:
(...) antropológico, se baseia numa avaliação negativa(...).
Já o erro da letra D, eu acredito que seja paralelismo de tempo verbal (não sei se essa é a denominação certa na gramática), então, veja:
os verbos revele e passe estão no presente do subjuntivo, o que não é muito coerente com o restante da frase que está no presente do indicativo.
Na letra E, eu vejo erro de regência, pos o termo onde tem valor equivalente a em que. O verbo significar não exige essa preposição em.
O que acham ?
-
Nao entendi o erro da "D"...alguem poderia falar sobre? marquei para comentario do professor
-
Na norma diz que " onde " é pronome relativo referente a lugar físico. no caso da alternativa E , o pronome relativo retoma à palavra híbrido. Tem que ser usado outro pronome relativo. obrigado e Deus nos abencoe.