SóProvas


ID
1934488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às relações entre déficit público e inflação, julgue o item subsecutivo.

As receitas de senhoriagem foram exemplos importantes de fontes de financiamento do déficit público na primeira metade da década de 80 do século passado, permitindo a manutenção da relação dívida–PIB estável mesmo em conjuntura de elevado déficit nominal.

Alternativas
Comentários
  • Entre 1981 e 1984, houve elevação da dívida/PIB. Momento de grande recessão econômica e déficit fiscal, foi o único momento da década em houve elevação da relação dívida/PIB.

  • Alguém poderia fazer um paralelo com a senhoriagem e o aumento da dívida pública?

     

    grato.

  • A senhoriagem é entendida como o fato de emitir moeda para saldar suas dívidas.

    A primeira parte da questão está certa:

    As receitas de senhoriagem foram exemplos importantes de fontes de financiamento do déficit público na primeira metade da década de 80 do século passado, permitindo a manutenção da relação dívida–PIB estável mesmo em conjuntura de elevado déficit nominal (ERRADO).

     

    A senhoriagem ajudava o governo a fechar as contas com mais facilidade (no sentido de déficit orçamentário), contudo, a grande parte da dívida brasileira naquela época era EXTERNA, portanto, dolarizada. E só quem emite dólar é o FED. Portanto, não importa quanto dinheiro o Bacen emitisse no intuito de fechar as contas públicas, tais medidas são inócuas no sentido de reduzir a dívida externa. Portanto, pode-se dizer que a relação dívida/PIB na verdade SUBIU.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Questões semelhantes para revisão:


    Q387872

    Senhoriagem é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação.

    Gabarito: Errado


    Q112182

    Acerca das inter-relações entre os déficits públicos, das receitas de senhoriagem e da inflação, bem como da discussão sobre a sustentabilidade do endividamento público, assinale a opção correta.

    Gabarito: A existência de uma alíquota máxima de imposto de senhoriagem, a partir da qual maiores taxas de inflação reduzirão a senhoriagem, é consistente com a definição da curva de Laffer monetária.


    Q347659

    A senhoriagem corresponde ao imposto inflacionário definido a partir dos aumentos nominais das diversas modalidades de impostos decorrentes exclusivamente do aumento geral de preços.

    Gabarito: Errado


    Q436025

    A senhoriagem é uma política limitada em razão do risco de se criar processo inflacionário, embora possa ser utilizada para se financiar o déficit público e se manter constante a relação dívida pública/PIB.

    Gabarito: Certo


    Q771172

    A senhoriagem real foi um tipo de financiamento do déficit público utilizado, no Brasil, do início dos anos 1980 até meados dos anos 1990.

    Gabarito: Certo

  • Erradíssimo!

    Note de novo no gráfico da aula que, se tem uma coisa que não podemos dizer sobre a relação dívida/PIB nos anos 1980 é que ela foi estável:

    Note que entre 1981 e 1990, a curva laranja faz uma espécie de “montanha”, subindo muito na primeira metade da década e caindo na segunda metade. Essa queda na segunda metade é que ocorreu pelo efeito Tanzi às avessas e pela receita de senhoriagem. Portanto, além de não ter sido uma dívida estável, a receita de senhoriagem passou a ser relevante apenas na segunda metade da década de 80.

     

    Resposta: E

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Senhoriagem é a receita do governo auferida por meio da emissão de moeda. Em regimes inflacionários, o governo deve a todo o momento emitir mais moeda (senhoriagem) a fim de que os agentes possam realizar as suas transações. Quando o governo emite a moeda, o dinheiro  “fabricado”,  obviamente,  não  é  distribuído  aos  cidadãos,  ele  fica  sob  a  posse  do governo para ele gastar com o quiser (receita de senhoriagem). 

    Dessa forma, nós temos o seguinte: em virtude da inflação, o governo emite moeda, e tal emissão de  moeda  provoca  duas  coisas:  perda  de  poder  aquisitivo  da  população  (via  aumento  da inflação) e aumento de recursos à disposição do governo (em virtude da emissão monetária). 

    O erro da assertiva é afirmar que a relação dívida-PIB se manteve estável na década de 80, pois o indicador aumentou consideravelmente no período.