SóProvas


ID
1940632
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No ciclo PDCA a atividade de planejar implica desenvolver quatro ações básicas. Essas ações são:

Alternativas
Comentários
  • As etapas do PDCA são as seguintes:
    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
    Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso.17

    Junior, et al. 2008.

  • PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT / Plan-Do-Check-Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. 

    PLANEJAR: Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (objetivos ou metas). Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada.Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.

    DESENVOLVER: Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "CONFERIR" e "AGIR". Portanto esta etapa demanda muito cuidado pois pode não ser a causa raiz.

    CONFERIR: Estudar o resultado (medido e coletado no passo anterior “DESENVOLVER”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AGIR". Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa "AGIR".

    AGIR: Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhes na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo.

  • As etapas do PDCA são as seguintes:

     

    Identificação do problema: Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
     

     Plano de ação: Do (Fazer, executar e desenvolver) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
     

    Observação: Check (checar, verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
     

    análise para descrever as causas: Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
    Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso

  • Ninguém acertou a resposta até agora.

    O enunciado é claro ao solicitar as ATIVIDADES dentro do PLANEJAMENTO!

    O que colocaram como resposta aqui descreve apenas o ciclo.

    Essa é uma daquelas questões que cada autor tem suas próprias atividades dentro do planejamento.

     

  • O povo fala, fala e não diz o gabarito, lá vou ficar morrendo de ler tudo isso, uma boa leitura no livro do Rennó já adianta bastante.

    Povo o gabarito é C

  • Concordo com o Cristiano. No enunciado pede as ações da atividade de Planejar e não as atividades do Ciclo PDCA. Acertei a resposta mas achei a questão eestranha. 

  • GAB C

     

    Essa questão pedia um pouco de conhecimento da metodologia MASP que é composta por 8 etapas (como uma pizza fatiada em oito pedaços) estruturadas a partir do PDCA. A fase de plan é dividida em 4 etapas(é a metade da pizza):

    SEQUÊNCIA DO MASP

    ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO (P)

    1- Problema: identificar o problema;

    2- Observação: apreciar as características do problema;

    3- Análise: determinar as causas principais;

    4- Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;

    ATIVIDADES DE EXECUÇÃO (D)

    5- Ação: agir para eliminar as causas;

    ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO (C)

    6- Verificação: confirmar a eficácia da ação;

    ATIVIDADES DE AÇÃO CORRETIVA (A)

    7- Padronização: eliminar definitivamente as causas;

    8- Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

     

    Fonte: livro de adm para concurso da Elisabete de Abreu e Lima

     

    RESUMÂO

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  • Comentário: as demais alternativas não fazem o menor sentido, não encontram base na literatura, entretanto, cabe recurso, pois a questão tem um grave problema. A letra C traz as quatro primeiras fases do Método de Análise e Soluções de Problemas (MASP), que é derivado do PDCA. Porém, PDCA e MASP são dois métodos distintos (com fases distintas - as atividades de Planejamento do PDCA são, simplesmente, Estabelecer Metas e Métodos), logo, a banca errou ao falar que o Ciclo PDCA “implica” aquelas ações. Quem implica é o MASP.

     

    Fonte: Correção extraoficial prova MP-RS - Professor Rafael Ravazolo - Administração - A Casa do Concurseiro

  • GAB C

    ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO (P)

    1- Problema: identificar o problema;

    2- Observação: apreciar as características do problema;

    3- Análise: determinar as causas principais;

    4- Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;

     

    ATIVIDADES DE EXECUÇÃO (D)

    5- Ação: agir para eliminar as causas;

     

    ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO (C)

    6- Verificação: confirmar a eficácia da ação;

     

    ATIVIDADES DE AÇÃO CORRETIVA (A)

    7- Padronização: eliminar definitivamente as causas;

    8- Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

     

  • IMAGEM GRÁFICA...

    https://viridis.energy/sites/default/files/inline-images/artigo-PDCA-na-gest%C3%A3o-de-energia-imagens-02_0.png

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o ciclo PDCA. Neste caso, marquemos a alternativa correta em relação às ações do PDCA.

    Ciclo Deming/PDCA

    O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada, e na coleta de dados que serão utilizados na etapa seguinte, toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.

    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

     Outro assunto que pode nos guiar à resposta correta é a metodologia MASP.

    A metodologia MASP também é conhecida como QC Story (Quality Improvement Story) ou Ciclo PDCA de solução de problemas. A metodologia atua, como o nome sugere, na resolução de problemas a partir do levantamento de dados e informações.

    É composta por 8 fases estruturadas, a partir das quatro etapas do ciclo PDCA, assim:

    Plan:

    • identificação do problema
    • Observação - análise do problema
    • Análise do processo
    • Plano de Ação

    Do:

    • Ação

    Check:

    • Verificação

    Act:

    • Padronização
    • Conclusão

    Veja que com a ajuda da MASP, conseguimos chegar à alternativa "C" como a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.