SóProvas


ID
1940716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), o aviso e o ofício são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A)Errado. O item fala do memorando. "[...] O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. [...]".

     

    B)Errado. Refere-se à mensagem. "[...] É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos [...]".

     

    C)Gabarito. Ambos seguem o padrão ofício como dito no item. "[...] Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício  [...]".

     

    D)Errado.Conceito certo para o ofício, mas o aviso só é emitido por ministros de estado. "[...] Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades [...]".

     

    E) São SEMPRE emitidos pelo PODER PÚBLICO para o poder público ou particulares no caso do ofício, e do aviso somente entre ministros de estado. "[...] aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia [...] Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    Bons estudos!

  • Gabarito Letra C

    A)Trata-se do ofício
    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares

    B) Trata-se da mensagem:
    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação

    C) CERTO: O Padrão Ofício

    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças


    D) Aplica-se a alternativa A, já que o ofício, alem da comunicação na própria administrativa pública, insere-se os particulares.

    E) Errado, os Avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

    bons estudos

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA C)

     

    Método mnemônico que aprendi no QC: O  " AMO" seguem o PADRÃO OFÍCIO:

     

    Aviso

     

    Memorando

     

    Ofício

     

    Fonte: resumo cadernos

     

     

     

  • o MRPR traz a seguinte orientação: “Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. […] Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula.”

  • Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Portanto, eminentimente interna e sua principal característica é a agilidade.

    Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente, se o assunto envolver mais de um ministério será chamado de interministerial.

    Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos, tendo como atrativo sua flexibilidade, porém deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

     

  • GABARITO: C

    Comentário:
    De acordo com o Manual, a única alternativa correta é a letra C. Nas demais alternativas há erro porque:
    – em A, consta no Manual que tanto aviso quanto ofício “têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.”, o que implica dizer que ambos são modalidades de comunicação entre órgãos da Administração e não de um mesmo órgão.
    – segundo o Manual, “o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.”, ou seja, é errada a afirmação de que ambos são instrumentos de comunicação entre os chefes de poder como é afirmado em B.
    – em D, o erro está em afirmar que ambos são utilizados para o tratamento com particulares. Segundo o Manual, apenas o ofício pode ser utilizado para esse fim, além do trato de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.
    – no Manual consta que “o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado”, o que torna errada a afirmação da alternativa E.
     

    Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pcpe-agente-e-escrivao-de-policia-prova-de-portugues-comentada/

  • Alternativa A:

    A alternaiva está se referindo ao memorando.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício, 3.4 memorando.

     

    Alternativa B:

    A alternativa está se referindo à mensagem.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 5. Mensagem

     

    Alternativa C:

    O aviso, o ofício e o memorando possuem a mesma diagramação: o padrão ofício.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício

     

    Alternativa D:

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si: aviso e ofício

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública com particulares: apenas ofício.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício, 3.3 Aviso e Ofício.

     

    Alternativa E:

    Além de não ser essa a função do aviso e do ofício, a alternativa fica errada também ao afirmar que particulares remetem correspondências oficiais aos órgãos do serviço público. Particulares não remetem correspondências oficiais aos órgãos do serviço público. Podemos concluir isso no tópico “1. O que é redação oficial” do manual de redação da Presidência da República.

    Comunicador: apenas o serviço público

    Receptor: serviço público ou o público (particular).


    "1. O que é redação oficial (...) Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)".

  • Gabarito: LETRA C

     

    Apenas completando o mnemônico passado pela colega Silvia Vasquez. Quando a questão falar em expedientes que seguem o padrão ofício:

     

    ========  A.M.O      Exposição ========

     

     

    Aviso Memorando Ofício Exposição de Motivos (Seguem o padrão ofício)

     

    MeNsagem (Não segue o padrão ofício)

     

     

     

     

     

  • aquela questão que tem que respirar fundo pra responder 

  • agora esta tudo em um balaio só

  • GABARITO LETRA C.

  • Cuidado.

    O novo Manual de Redação da Presidência da República não faz mais esta distinção.

    Agora tudo é OFÍCIO.

    Ofício circular: um órgão emissor e dois ou mais destinatários.

    Ofício conjunto: dois ou mais órgãos emissores e um destinatário.

    Ofício conjunto circular: mais de um emissor para mais de um destinatário.

  • Exatamente conforme a nova edição do manual, agora tudo é ofício.