-
Gabarito: C.
A)Errado. Magnífico é vocativo usado para reitores de universidades.
B)Errado. "[...]Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. [...]".
C)Gabarito. O manual da presidência informa que excluindo os chefes de poderes as demais autoridades terão como vocativo senhor + cargo.
D)Errado. Excelentíssimo senhor é vocativo usado para os chefes de poderes, exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
E)Errado. "[...] fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. [...]".
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
Bons estudos!
-
Gabarito Letra C
Não estando no rol das autoridades com tratamento de "excelencia" ou "excelentíssimo senhor", o MORPR determina que:
"As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor Senador,
Senhor Juiz,
Senhor Ministro,
Senhor Governador,"
Portanto, o vocativo será: Senhor delegado
bons estudos
-
Letra (c)
Acho, que seria muita bajulação:
Magnífico Delegado,
Digníssimo Delegado,
Excelentíssimo Senhor Delegado,
Ilustríssimo Senhor Delegado
-
“Delegado” tem como pronome de tratamento “Vossa Senhoria”. Os cargos tratados por “Vossa Senhoria” têm como vocativo “Senhor Delegado”.
-
Rsrs, pensei a mesma coisa, Tiago Costa!
-
Excelentíssimo >> CHEFES DE PODER
> Chefe do Poder Judiciário >> Presidente do STF;
> Chefe do Poder Legislativo >> Presidente do Congresso Nacional (Presidente do Senado);
> Chefe do Poder Executivo.
GABARITO: C.
-
Lembrei-me de um ''Bregão'' do Carlos Alexandre.
Aqui vai a letra do brega que nos ajuda nessas questões do CESPE:
Senhor delegado, solte esta mulher
Preciso dela cedinho
Pra fazer o meu café
Senhor delegado, como posso viver
Ela estando na cadeia
Falta em casa o que eu comer
Link da música:
https://www.youtube.com/watch?v=5y-WInKkwTI
-
Não acredito que fui no youtube ver o tal brega. rsrsrs
-
O vocativo é utilizado de acordo com o pronome de tratamento dado aos cargos das autoridades.
O vocativo “Magnífico” é utilizado de acordo com o pronome de tratamento “Vossa magnificência”, que é dado àqueles que possuem o cargo de reitor de universidade. “Digníssimo” e “ilustríssimo” não são utilizados. Entre aqueles que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, apenas três possuem o vocativo “Excelentíssimo Senhor”: os chefes dos poderes: Presidente da República (poder executivo); Presidente do STF (Poder Judiciário); Presidente do Congresso Nacional (Poder Legislativo). Ao restante das autoridades que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” e os particulares, utilizamos o vocativo “Senhor”.
Obs: O Delegado não está no rol de autoridades que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, logo, devemos utilizar o pronome de tratamento “Vossa Senhoria”, que é utilizado para as demais autoridades e particulares.
Assunto cobrado:
Manual de redação oficial da Presidência da República, 2.1.3 Emprego dos pronomes de tratamento.
-
Gabarito: LETRA C
Simplificando:
1º Digníssimo e Ilustríssimo são formas abolidas;
2º Magnífico é vocativo usado para reitores de universidades;
3º Excelentíssimo Senhor é vocativo usado para os chefes de poderes: Presidentes da República, Congresso Nacional e STF;
4º Resta apenas o Senhor, que é a resposta da questão.
-
Existem apenas dois vocativos : Excelentíssimo Senhor e Senhor.
-
"Dotô"
-
Art. 3o O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.
-
Errei a questão pensando na lei 12830, que dispões que:
Art. 3o O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.
Agora fiquei confusa, Delegado é ou não Excelência ? Nesses casos será melhor me orientar pelo Manual?
-
O pronome de tratamento para delegados é Vossa Senhoria?
-
Na delegacia em que trabalho se não chamar de Doutor eles têm um AVC.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Douglas.
----
Fabrício Trani, sim. Veja:
2.1.1. Breve História dos Pronomes de Tratamento
O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa. De acordo com Said Ali, após serem incorporados ao português os pronomes latinos tu e vos, "como tratamento direto da pessoa ou pessoas a quem se dirigia a palavra", passou-se a empregar, como expediente lingüístico de distinção e de respeito, a segunda pessoa do plural no tratamento de pessoas de hierarquia superior. Prossegue o autor:
"Outro modo de tratamento indireto consistiu em fingir que se dirigia a palavra a um atributo ou qualidade eminente da pessoa de categoria superior, e não a ela própria. Assim aproximavam-se os vassalos de seu rei com o tratamento de vossa mercê, vossa senhoria (...); assim usou-se o tratamento ducal de vossa excelência e adotaram-se na hierarquia eclesiástica vossa reverência, vossa paternidade, vossa eminência, vossa santidade."
A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê evoluiu para vosmecê, e depois para o coloquial você. E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de dirigirmo-nos às autoridades civis, militares e eclesiásticas.
[...]
Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares.
Espero ter ajudado.
Gabarito C.
----
“Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas.” Samuel Johnson.
-
VOCATIVO DEMAIS AUTORIDADES= SENHOR+CARGO. = SENHOR DELEGADO
GAB: LETRA C.
-
resposta correta LETRA C
as demais alternativas, podem se encaixar em alguma dessas definições, como consta no MRPR:
Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
a) do Poder Executivo; Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado4 ; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais.
b) do Poder Legislativo : Deputados Federais e Senadores; Ministros do Tribunal de Contas da União; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juízes; Auditores da Justiça Militar.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador....SENHOR DELEGADO!
-
Gabarito: C.
OBSERVAÇÃO:
A Q921107 trouxe no gabarito o pronome de tratamento Vossa Excelência para os Delegados de Polícia (com base na Lei nº 12.830 de 2013).
Ano: 2018 / Banca: MPE-GO / Órgão: MPE-GO / Prova: Secretário Auxiliar
Assinale os pronomes de tratamento adequados para as seguintes autoridades:
I – Papa
II – Delegado de Polícia
III – Reitor
IV – Vereador
a) Vossa Santidade, Vossa Excelência, Vossa Magnificência, Vossa Senhoria.
-
Excelentíssimo Senhor - para Chefes de Poder (Presidente da República; Presidente do Supremo Tribunal Federal; Presidente do Congresso Nacional)
Senhor - para os demais. (Senador; Governador; Ministro; Juiz; etc.)
Replicando aqui o que eu vi em uma outra questão. Não lembro de quem peguei.
-
Pela Lei 12830 deveria ser a letra D. Considerando que é redação oficial consideraram a letra C. Porem quem pode o mais pode o menos. O gabarito deveria ser a letra D!
-
TAMBÉM LEMBREI, ADENILTON FERREIRA KKKK
-
Assunto polêmico!
O artigo 23 da Lei 12.830/2013, que ficou conhecida como a “lei das excelências”, prevê que “o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados”. A lei gerou polêmicas e deixou margem a interpretações controversas, já que não faz menção a pronomes de tratamento. O "", publicado em 2016, interpreta que o termo "protocolar" diz respeito às normas de cerimonial, não abrangendo as formas de tratamento. O manual do STJ recomenda que o tratamento aos delegados seja de "vossa senhoria".
Logo, segundo o MANUAL, A QUESTÃO REALMENTE TEM COMO GABARITO A LETRA C, MAS SE, AO CONTRÁRIO, FOSSE ENFATIZADA A LEI 12830/13, O GABARITO SERIA D.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso do vocativo nas comunicações oficiais.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a
expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo
respectivo, seguidos de vírgula.
As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência,
receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
Com base na citação apresentada acima e tendo em vista que o delegado da polícia civil está entre as demais autoridades, verificamos que o vocativo adequado para ser empregado em um expediente destinado a ele é Senhor - Senhor Delegado. Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Gabarito: Letra C