-
Benchmarking é o processo contínuo e sistemático de comparação de métodos e práticas de trabalho de determinada organização aos de outras organizações, no intuito de identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. (CORRETO)¹ Nesse sentido, para que o benchmarking seja efetivo, é necessário que sejam consideradas empresas do mesmo ramo de negócio.(ERRADO)²
¹ Conforme Spendolini, é " um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços , processos de trabalho de empresas reconhecidas como representantes das melhores práticas com o propósito de aperfeiçoamento organizacional"
² Nem sempre, seu examinador ! No Benchmarking Funcional (um dos tipos) não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto.Logo, visualiza-se no mercado as melhores práticas administrativas das empresas excelentes (benchmarks), sejam elas do ramo ou não.
Fontes: A teoria da Administração (Chiavenato) e Meaningful Marketing (Tripoli).
-
Não necessariamente precisa ser do mesmo ramo de negócio, nem ser concorrente seu. Boas práticas são boas práticas, independentemente do negócio.
-
O QUE É NECESSÁRIO?
É QUE O INSTITUTO QUE DESEJO OBSERVAR A FIM DE MELHORAR MINHA EMPRESA, EXISTA NA OUTRA ORGANIZAÇÃO.
POR EXEMPLO: UMA EMPRESA DE CALÇADOS OBSERVA SUA VIZINHA, QUE TRABALHA COM ALIMENTAÇÃO, NO QUE TANGE O ALTO NÍVEL DE ATENDIMENTO DA CLIENTELA.
-
Tipos de Benchmarking:
1. Benchmarking interno: São comparados valores ou processos entre unidades internas da organização com vista a disseminar as melhores práticas por todas unidades.
2. Benchmarking Competitivo: São comparados produtos, serviços ou processos entre várias organizações concorrentes, com vista a superá-las.
3. Benchmarking com Cooperação;
São comparados processos entre duas organizações, com a colaboração do “benchmark partner”, que poderá ter vantagens diversas em permitir que sejam dissecados os seus processos (notoriedade, prestígio, volume de negócios, etc.).
4. Benchmarking Funcional: São comparados processos similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).
Vejam que no "Benchmarking Funcional" são analisadas empresas não concorrentes, ou seja, empresas que não são do mesmo ramo de negócio, tornando a questão errada.
Fonte: http://www.portalwebmarketing.com/Gest%C3%A3o/TiposdeBenchmarking/tabid/1474/Default.aspx
-
Não precisa ser do mesmo ramo de negócio.
Como o benchmarking busca PADRÕES DE EXCELÊNCIA, uma empresa que vende cervejas, por exemplo, pode buscar padrões de excelência logísticos em empresas que vendem materiais escolares. Ou seja, as empresas podem aproveitar o know-how e as boas práticas de outras organizações em uma determinada atividade, não precisa ser necessariamente relacionada ao produto ou serviço com que a empresa trabalha.
-
Benchmarking: Processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
-
NÃO NECESSARIAMENTE PRECISA SER DO MESMO NÉGÓCIO. UM SUPERMERCADO, POR EXEMPLO, PODE COPIAR E IMPLANTAR EM SEU DEPARTAMENTO COMERCIAL O MESMO MÉTODO UTILIZADO POR UMA CASA NOTURNA, PARA CHAMAR OS SEUS CLIENTES.
GABARITO ERRADO
-
Boas práticas de atendimento e de fidelização, por exemplo, não requerem modelagem só pelo mesmo ramo, concorda?
Logo, gabarito ERRADO.
-
Ele pode até ser realizado na mesma organização (interno).
-
errado.
nao precisa ser do mesmo ramo..
-
Gabarito - Errado.
Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.
-
No benchmarking externo, existe o benchmarking funcional ou genérico que admite a investigação em qualquer organização e não apenas nas do ramo da organização que aprende.
-
Gabarito Errado.
Não necessariamente a empresa precisa ser do mesmo segmento. Vamos fazer uma analogia com o nosso estudo para concursos. Você troca ideia com a galera que já conseguiu aprovação em algum concurso, independente de ser da mesma área a qual você estuda. Você analisa, aplica, testa, compara e vê se funciona pra você. Involuntariamente você praticou um Benchmarking.
Bons Estudos!