-
DAS é abreviação de "Direct Attached Storage" e refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB,
Apesar de ser simples de implementar e relativamente barato, não possui escalabilidade e portanto não é indicado para instalações com centenas de usuários.
-
É o mais comum tipo de armazenamento. Assim como o nome sugere, implica que todos os discos e dispositivos de armazenamento estejam no servidor, ao invés de um dispositivo separado. Tem uma bola relação custo-benefício, principalmente para pequenas e médias empresas.
Essa técnica é mais adequada para pequenos servidores que oferecem acesso a arquivos para diversos PCs ou usuários de um pequeno escritório. É uma forma confiável para armazenar aplicações que rodam em um servidor.
No entanto,essa arquitetura tem algumas limitações em relação à escalabilidade, uma vez que os servidores suportam um número limitado de discos. Isso significa que se a sua empresa precisar de mais espaço, a única alternativa é utilizar discos de alta capacidade.
QUESTÃO ERRADA
-
Basta lembrar do HD externo... Ele é um DAS. com isso ele não a função de trabalhar em ambientes distribuidos.
-
e-
grande conselho do colega Paulo Luiz Almeida dos Reis: comece a chamar hd externo de DAS (direct attached storage)
-
O DAS é somente um equipamento de armazenamento conectado a um computador na rede.
Lidar com dezena de usuários ainda vai, mas quando falamos de centenas.... devemos considerar um NAS, ou mesmo uma SAN, que seria o ideal.
Item errado.
-
- DAS (Direct Attached Storage):
Conectado diretamente ao computador;
Nível de bloco.