SóProvas


ID
1957243
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Apresenta-se como caso típico do modelo de Administração Pública Patrimonialista:

Alternativas
Comentários
  • Nas últimas décadas a Administração Pública, em termos mundiais, tem passado por diferentes fases. Podemos classificar estas fases em três: patrimonialista, burocrática e gerencial.

     

     

    Patrimonialismo: Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe). O patrimonialismo é caracterizado pela forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras. 

     

     

    Burocracia:  A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo. Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações. A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normasleis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo.

     

     

    Gerencialismo: A eficiência faz parte do gerencialismo, embora não seja inovação deste modelo. O gerencialismo inovou ao aumentar a preocupação com os conceitos de eficácia e efetividade. Como o modelo burocrático possui foco nos procedimentos, a missão básica de servir a sociedade acabou sendo perdida. Com o aparecimento das disfunções da burocracia, surgiu a necessidade de um novo modelo para ser utilizado na Administração Pública. Dessa forma, o gerencialismo emergiu com o foco do controle voltado para os resultados, isto é, a posteriori.

     

    FONTE: http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/introducao-administracao-publica.html

  • Apresenta-se como caso típico do modelo de Administração Pública Patrimonialista:


    a)a afixação de plaquetas em todos os bens da Administração Pública. ORGANIZAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA.

    b)o inventário de todos os bens móveis e imóveis pertencentes à Administração Pública. ORGANIZAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA.

    c)a conduta do Administrador Público que prioriza na modalidade licitatória convite o envio de cartas-convite para empresas de parentes seus. NEPOTISMO - ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA.

    d)a exigência de produtividade mínima por servidor. PRODUTIVIDADE - ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA. 

    e)a existência de chefes e subordinados. HIERARQUIA - ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA.

  • É lamentável saber que há muitos resquícios da Administração Pública no Brasil. 

  • Priscila

    não seria resquício do Regime Patrimonialista??????

  • GAB C

  • Se o enunciado tivesse colocado a palavra "resquícios" seria bem mais objetiva a resposta letra C.

    Mas enfim, próxima!

  • c)a conduta do Administrador Público que prioriza na modalidade licitatória convite o envio de cartas-convite para empresas de parentes seus. Público e Privado homogêneo

  • Para responder a questão corretamente, devemos conhecer os modelos teóricos de administração pública. A questão exige que apontemos qual das alternativas apresenta uma situação comum ao modelo de patrimonialista de administração pública. Vejamos.

    A - INCORRETA. A afixação de plaquetas em todos os bens da Administração Pública pode ser atribuída ao modelo burocrático, como uma forma de deixar bem claro o que é da administração.

    B - INCORRETA. O inventário de todos os bens móveis e imóveis pertencentes à Administração Pública é uma característica da burocracia como uma forma de controlar o que é da administração..

    C - CORRETA. É no modelo de administração patrimonial que a conduta do Administrador Público prioriza empresas de parentes seus. Prática que o modelo burocrático e o gerencial buscar extinguir.

    D - INCORRETA. A exigência de produtividade mínima por servidor é um atributo do modelo de administração burocrática.

    E - INCORRETA. A existência clara de chefes e subordinados é outra característica do modelo burocrático.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C