SóProvas


ID
1957303
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo quanto à Lei n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico Único dos Servidores Federais) sobre a posse e o exercício,

I. A promoção ou a ascensão não interrompem o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da publicação do ato que promover ou ascender o servidor.

II. O servidor transferido, removido, redistribuído, requisitado ou cedido, que deva ter exercício em outra localidade, terá 30 (trinta) dias de prazo para entrar em exercício, incluído nesse prazo o tempo necessário ao deslocamento para a nova sede.

III. Quatro meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente à avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do Art. 20.

IV. Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos Arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da III?

  • Questão ridícula. A pessoa tem que saber até os incisos e artigos decorados?  Na última afirmativa pra eu responder teria que saber o que diz os incisos. Essa COPEVE é louca.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, inciso III não tem nenhum erro!!!!

  • Art. 18 
    Não terá o prazo de 30 dias , é no mínimo 10 dias e no máximo 30 dias

  • Correções:

    I -  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. (Não ascensão)

    II - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Não há transferência e o prazo mínimo é 10 e máximo 30)

    III - 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo. (Na questão, a banca cita o artigo e na lei consta apenas referencia a ele, porém é o mesmo artigo, então não há erro). Obs: deveria ter sido anulada.

    IV - Correto

  • Realmente o inciso III não tem nenhum erro...questão passível de anulação.

  • parece brincadeira, mas creio que o erro da três está no português : ... à homologação da autoridade competente à avaliação do desempenho do servidor...

    No texto da lei: ... à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor...

     

  • Apenas sabendo que não existem 2 palavras na lei ascensão e transferência mataria a questão.

  • III. Quatro meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente à avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do Art. 20. ( o erro está somente nesta parte, no original fala do caput deste artigo, e a questão diz art.20).

    Sem noção uma questão desta, afffffff.