SóProvas


ID
1957723
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Acerca da prisão em flagrante delito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

      Art. 301.  Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.​

  • a) ERRADA - A prisão em flagrante é justamente um hipótese de privação da liberdade ambulatorial que precinde de ordem judicial.

    b) CORRETA - A alternativa traz o disposto no art. 301 do CPP.

    c) ERRADA - Ainda é possível prisão em flragrante.

    d) ERRADA - É admitida a prisão em flragrante para qualquer crime cuja pena cominada seja de privação da liberdade ambulatorial e não seja inferior a 2 anos.

    e) ERRADA - A alternativa traz uma hipótese de flagrante impróprio.

  • Letra B.

    Estamos diante do flagrante facultativo realizado por qualquer um do povo e do flagrante obrigatório onde as autoridades policiais tem como obrigação prender em flagrante delito.

    Art. 301.  Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.​

  • a) De acordo com as alterações havidas no Código de Processo Penal pela Lei nº 12.403/2011, a autoridade policial não pode mais prender em flagrante delito sem prévia ordem judicial de prisão. 

    ERRADA. A expressão ‘flagrante’ deriva do latim ‘flagrare’ (queimar), e ‘flagrans’, ‘flagrantis’ (ardente, brilhante, resplandecente), que, no léxico, significa acalorado, evidente, notório, visível, manifesto. Em linguagem jurídica, flagrante seria uma característica do delito, é a infração que está queimando, ou seja, que está sendo cometida ou acabou de sê-lo, autorizando-se a prisão do agente mesmo sem autorização judicial em virtude da certeza visual do crime. Funciona, pois, como mecanismo de autodefesa da própria sociedade.

     

    Compreendido o conceito de flagrante delito, pode-se definir a prisão em flagrante como uma medida de autodefesa da sociedade, consubstanciada na privação da liberdade de locomoção daquele que é surpreendido em situação de flagrância, a ser executada independentemente de prévia autorização judicial (CF, art. 5º, LXI). A expressão ‘delito’ abrange não só a prática de crime, como também a de contravenção. Nesse caso, todavia, tratando-se de infração de menor potencial ofensivo, não se procede à lavratura de Auto de Prisão em Flagrante, mas sim de Termo Circunstanciado de Ocorrência, caso o agente assuma o compromisso de comparecer ao Juizado ou a ele compareça imediatamente (Lei nº 9.099/95, art. 69, parágrafo único).

    Fonte: Renato Brasileiro de Lima - Manual de Direito Processual Penal - 4 ed (2016).

     

    e) Não é possível efetuar a prisão em flagrante delito de criminoso que, perseguido, consegue ultrapassar o território do Estado onde praticara o crime. 

    ERRADA. Art. 290.  Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município ou comarca, o executor poderá efetuar-lhe a prisão no lugar onde o alcançar, apresentando-o imediatamente à autoridade local, que, depois de lavrado, se for o caso, o auto de flagrante, providenciará para a remoção do preso.

  • Sujeito ativo coercitivo -> é o policial, ele age em situações em que a prisão em flagrante é coercitiva/obrigatória, e a privação da iberdade do "criminoso" é acobertada pelo estrito cumprimento do dever legal.

     

    Sujeito ativo facultativo -> é o cidadão, ele relaciaona-se à situação em que a prisão em flagrante é facultativa, e a privação da liberdade do "criminoso" é acobertada pelo exercício regular do direito.

  • Art. 290, CPP.

    Autoridade competente para lavratura do APF: a do local da prisão

    Autoridade competente para instauração do IP: a do local do crime

  • Elementar esta questão.

  • a) ERRADA - A prisão em flagrante é justamente um hipótese de privação da liberdade ambulatorial que precinde de ordem judicial.

    b) CORRETA - A alternativa traz o disposto no art. 301 do CPP.

    c) ERRADA - Ainda é possível prisão em flragrante.

    d) ERRADA - É admitida a prisão em flragrante para qualquer crime cuja pena cominada seja de privação da liberdade ambulatorial e não seja inferior a 2 anos.

    e) ERRADA - A alternativa traz uma hipótese de flagrante impróprio

  • Assertiva B

    De acordo com o que dispõe o Código de Processo Penal, mesmo depois das alterações ditadas pela Lei nº 12.403/2011, qualquer do povo pode, e a autoridade policial deve prender em flagrante delito.

  • Pra não zerar, ein kkkk