-
O ensaio de compactação Proctor é um método de laboratório para determinar experimentalmente a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
-
O ensaio de ADENSAMENTO é utilizado para determinar a permeabilidade dos solos na execução de aterros hidráulicos.
-
Em Mecânica dos solos o Ensaio de compactação Proctor é um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que optimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
-
Amigos concurseiros, o ensaio de Proctor (normal, intermediário ou modificado) consiste na compactação de uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1000 cm³, em três camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete de 2,5 kg caindo de 30,5 cm de altura.
Este ensaio tem por objeto a determinação da umidade ótima e da massa específica seca máxima ou densidade seca máxima de um solo. Através dele é possível correlacionar o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
Portanto, o ensaio de Proctor normal não é utilizado para a determinação da permeabilidade de solos e o item a ser julgado está incorreto.
Resposta: Errado
-
Ensaio de Proctor (Normal, Intermediário ou modificado)
Realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. Possível obter:
- Curva de compactação;
- Peso especifico seco máximo;
- Umidade ótima;
- Curvas de saturação.