-
A FGV cobrando Catáfora mais uma vez!!!
-
Alternativa correta: A.
Leiam o texto. Nele pode-se perceber que o trecho em questão vem antes de dois pontos, o que indica uma possível explicação.
-
LETRA A
"essa" (esse e suas variações), que serve para indicar anáfora, ou seja, para referir-se ao que já foi mencionado anteriormente no texto. (Anafórico -> Antes)
o "esta" (e suas variações) usado para indicar catáfora, ou seja, para referir-se ao que ainda será mencionado no texto
-
ESTE ( e derivados), NESTE ( e derivados), ISTO ( e derivados) = CATAFORICO (C de cataforico vem depois do A de anaforico)
ESSE ( e derivados), NISSO ( e derivados) = ANAFORICO.
erros, avise-me. FGV é dose!
GABARITO ''A''
-
Por que a B está errada se o elemento se refere a uma oração que vem posteriormente? NISSO= em ver a morte à nossa frente...
-
Para não confundir:
Catáfora lembrar "catar", lembrem-se de que vcs abaixam e pegam algo na frente de vcs qdo algo cai no chão hahaha "vou CATAR o lixo", vc abaixa e pega algo na sua frente, rsrs.
-
"isso foi dito; isto será dito"
-
Alguém poderia me explicar o porquê alternativa ‘D’ está errada?
-
isto - neste - nisto - este - catafóricos - antecipam
-
A questão deveria ser anulada, pois possui mais de uma resposta possível, já que a banca não explicita bem o que quer. Podem ser consideradas corretas A e B, pois se usa "nisto" e não "nisso" pelo motivo da letra A. E usa-se "nisto" e não "neste" ou "nesse" pelo motivo apresentado em B.
-
O que me confundiu foi dizer que o pronome se refere a um TERMO colocado a frente. Não se refere a um termo, e sim a uma ORAÇÃO. Nisto se refere a "ver a morte à nossa frente.." Alguem concorda comigo?
-
Alguém poderia me explicar qual o erro da B? Se pararmos pra analisar bem ela se refere a oração, e não a um termo.
Veja o período do texto: Nisto erramos,o que? em ver a morte à nossa frente. No meu ponto de vista a B também está certa, mais como não posso debater com a banca, vou estudar mais um pouco.
-
O erro do item b é que ele não responde o enunciado. De fato, o pronome se liga uma oração, mas não é motivo que justifica o emprego da forma ''isto".
-
Também marquei o item B. Contudo, analisando com calma, o porquê de a banca ter considerado o item A correto, a meu ver, é que ela entende (ao que tudo indica) que o tal termo seria o verbo "errar" na primeira pessoa do plural, ao passo que a oração subsequente desenvolve uma explicação sobre a noção que o referido verbo traz.
-
Banca escrota!
Ela pede o que justifica o uso de "isto": Referir-se ao termo posterior. Beleza! Mas nesse caso, não é termo mas oração. Como fica o candidato numa sacanagem dessa? Tremenda falta de respeito!
Marquei "B". E finco meu pé nela! Não passo pano não!
-
O que é mais louco?
Responder provas de Língua Portuguesa da FGV ou ver um concurseiro com o avatar do "profeçor" olavo??
-
A
Apenas justificar o uso do pronome isso, que é um pronome demonstrativo neutro, utilizado para o que vai ser dito(catáfora).
-
●Este, esta, isto: catafórico. --> antecipa o que vai ser dito.
●Esse, essa, isso: anafórico. --> retorna o que já foi dito.