Vygotsky = de fora para dentro; o desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo ocorrem pela mediação (interação) de outras pessoas ou objetos, ou ainda qualquer coisa externa que ajude na obtenção do conhecimento. O ambiente, a sociedade, o professor, os símbolos (linguagem, signos, sistemas), os signos (objetos, exemplo: sinais de trânsito) são formas externas que interagem e colaboram para o desenvolvimento da pessoa.
Como exemplo, quando no semáforo está na luz vermelha, obviamente, o carro/pessoa deve parar; na luz amarela = atenção; na verde = pode ir, avance. Então esses sinais/símbolos se fixam na nossa mente.
Piaget = de dentro para fora; é algo biológico, ou seja, conforme a criança cresce, o conhecimento vai sendo elaborado espontaneamente.
Para Piaget a construção do conhecimento é do individual para o social. Para Vygotsky não é individual, envolve outras pessoas.
"É importante que a escola confronte pontos de vista de modo a desequilibrar as estruturas cognitivas de cada estudante, mobilizando e impulsionando o desenvolvimento mental individual, condição única à reelaboração e reconstrução coletiva dos conhecimentos." (Piaget)