SóProvas


ID
1973413
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Social (2004) é realizada de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando ao seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, essa Política objetiva assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária. No que tange às proteções afiançadas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A: A proteção social básica tem como objetivos PREVINIR situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

     

    Letra B: O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública ESTATAL de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange a um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena
    a rede de serviços sócio-assistenciais locais da política de assistência social.

     

    Letra C: A proteção social especial é modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, dentre outras. [...] São serviços que requerem acompanhamento individual e MAIOR flexibilidade nas soluções protetivas.

     

    Letra D: 

    1 - Proteção Social Especial de alta complexidade:

    Atendimento Integral Institucional;
    Casa Lar;
    República;
    Casa de Passagem;
    Albergue;
    Família Substituta;
    Família Acolhedora;
    Medidas sócio-educativas restritivas e privativas de liberdade (Semi-liberdade, Internação provisória e sentenciada);
    Trabalho protegido.

     

    2 - Proteção Social Especial de média complexidade:

    Serviço de orientação e apoio sócio-familiar;
    Plantão Social;
    Abordagem de Rua;
    Cuidado no Domicílio;
    Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência;
    Medidas sócio-educativas em meio-aberto (PSC – Prestação de Serviços à Comunidade e LA – Liberdade Assistida).

     

    Letra E: CORRETA

     

    Referência

    PNAS - 2004

     

     

  • NÃO ENTENDI O GABARITO DESSA QUESTÃO.

    A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

    I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

    II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.

    As proteções sociais, básica e especial, serão ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social de que trata o art. 3º desta Lei.

    § 1º O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

    § 2º O Creas é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.

    § 3º Os Cras e os Creas são unidades públicas estatais instituídas no âmbito do Suas, que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.”