SóProvas


ID
1973518
Banca
SCHNORR
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Compras Natalinas 

1 A cidade deseja ser diferente, escapar às suas fatalidades. Enche-se de brilhos e cores; sinos que não tocam, balões que não sobem, anjos e santos que não se movem, estrelas que jamais estiveram no céu.


4 As lojas querem ser diferentes, fugir à realidade do ano inteiro; enfeitam-se com fitas e flores, neve de algodão de vidro, fios de ouro e prata, cetins, luzes, todas as coisas que possam representar beleza e ________.


7 Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos, deitado numas palhas, há cerca de dois mil anos, num abrigo de animais, em Belém.


9 Todos vamos comprar presentes para os amigos e parentes, grandes e pequenos, e gastaremos, nessa dedicação sublime, até o último centavo, o que hoje em dia quer dizer a última nota de cem reais, pois, na loucura do regozijo unânime, nem um prendedor de roupa na corda pode custar menos do que isso.


13 Grandes e pequenos, parentes, amigos são todos de gosto bizarro e extremamente _________ . Também eles conhecem todas as lojas e seus preços - e, nestes dias, a arte de comprar se reveste de exigências particularmente difíceis. Não poderemos adquirir a primeira coisa que se ofereça à nossa vista: seria uma vulgaridade. Teremos de descobrir o imprevisto, o ___________ , o transcendente. Nâo devemos também oferecer nada de essencialmente necessário ou útil, pois a graça desses presentes parece consistir na sua desnecessidade e inutilidade. Ninguém oferecerá, por exemplo, um quilo (ou mesmo um saco) de arroz ou feijão, para a insidiosa fome que se alastra por estes nossos campos de batalha; ninguém ousará comprar urna boa caixa de sabonetes desodorantes para o suor da testa com que - especialmente nestes dias de verão - teremos de conquistar o pâo de cada dia. Não: presente é presente, isto é, um objeto extremamente raro e caro, que não sirva a bem dizer para coisa alguma.


25 Por isso é que os lojistas, num louvável esforço de imaginação, organizam inteligentíssimas sugestões para os compradores, valendo-se de recursos que são a própria imagem da ilusão. Numa grande caixa de plástico transparente (que não serve para nada), repleta de fitas de papel celofane (que para nada servem), coloca-se um sabonete em forma de flor (que nem se possa guardar como flor nem usar como sabonete) e cobra-se pelo adorável conjunto a preço de uma cesta de rosas. Todos ficamos extremamente felizes!


31 São as cestinhas forradas de seda, as caixas transparentes, os estojos, os papéis de embrulho com desenhos inesperados, os barbantes, atilhos, fitas, o que na verdade oferecemos aos parentes e amigos. Pagamos por essa graça delicada da ilusão. E logo tudo se esvai, por entre sorrisos e alegrias. Durável - apenas o Menininho nas suas palhas, a olhar para este mundo.

Analise as afirmativas:

I - arrozes e feijões - plurais relativos aos vocábulos arroz e feijão, respectivamente.

II - “transparente” - é palavra polissílaba.

III - em: su-as, De-us, mei-a - a separação silábica está correta

Assinale se estiver(em) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Alguém ajuda...
  • Este exercício está errado , transparente é polissílaba.

     

  • Ué?

  • Acho que o gabarito está errado, pois:

    I - certo

    II - certo

    III - errado ( suas e Deus, são monossílabos, tudo junto)

    Portando item I e II que são os corretos, resta a altervativa 'D'

  • QC poderia informar se este gabarito procede? Já pedi comentário dos professores também.

  • Relativamente aos substantivos terminados em -z, a formação do plural é feita acrescentando –es à palavra no singular. 
    Arroz – arrozes 
    Cruz – cruzes 
    Raiz – raízes 
    Xadrez – xadrezes

    O plural da palavra arroz não é usado correntemente porque se utiliza a palavra arroz como um substantivo não contável massivo, ou seja, várias partes que não se podem contar mas que funcionam como um conjunto que pode ser medido. 

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/plural-de-arroz/

  • Se segundo essa banca, "Deus" é dissílaba, ela deveria ser paroxítona, e portanto o "e" seria acentuado já que a palavra termina com u(s).

    Qual a lógica dessa questão, por favor? Não captei...

  • Colegas verifiquei o dicionário e a palavra tranparente se divide da seguinte forma: TRANS-PA-REN-TE, portanto é uma Polissílabo, o que não foi contempada na acertivo, por isso o gabarito está errado.

    Quanto a palavra DEUS - é um monossilabo 

    Resposta correta seria ( I e II)

     

  • Banca Schnorr precisa fazer concurso em alemão. Pelamor

  • socorrooooo

     

  • Estou resolvendo umas 256 questões só sobre Substantivos, e essa questão é a quinta em que eu vejo inconsistência no gabarito.

    O QConcurso peca muito mesmo nesse ponto, e fora que todas as questões deveriam ser revisadas pelos professores.

    A resolução de questões é um processo importantíssimo para a sedimentação do conteúdo, precisamos que seja algo confiável. Mas com uma questão dúbia dessa, traz ainda mais dúvida a nós.

  • Puta merda, se uma banca, pra admitir vc no serviço público, faz uma merda dessas, bate é desespero! Pq, meu DEUS ÙNICO E MONOSSILABO, permite isso?????????????????????????????

  • Pior, fui procurar a prova na internet e achei no PCI dos concursos exatamente com o mesmo gabarito, precisamos de uma correção do professor urgente...não faz sentido...

    Não consegui baixar prova no site da banca e nem gabarito

  • quanto mais faço questões de Língua Portuguesa menos eu entendo...

  • Deu nó aqui agora...

  • Essa divisão silábica da lll está incorreta....

    Que doideira mano --'

  • kkkkk que gabarito é esse ?

  • DEUS é monossílabo, SUAS não é monossílabo, TRANSPARENTE é polissílabo, o gabarito está errado
  • A palavra transparente é polissílaba -> (trans-pa-ren-te)

  • Ta tudo errado isso aí!!

  • COMPLEMENTANDO:

    PLURAL DE SUBSTANTIVOS

    A frase “Eu como vários tipos de arroz.” está correta? Não! Até porque nesta pandemia, a gente come o arroz que tiver. Críticas à parte, apesar de não soar bem aos nossos ouvidos, o plural da palavra arroz é “arrozes”. Assim o correto seria:  “Eu como vários tipos de arrozes. ”. Para o plural dos substantivos terminados em -z, basta acrescentar -”es” ao final da palavra.  É o mesmo que acontece com “gravidez - gravidezes”, “xadrez - xadrezes”, capaz - capazes”.

    Instagram: Dicas do Português Cotidiano em 30"

    @seliganos.30

  • Impressão que o QConcursos está mais preocupado com a quantidade do que com a qualidade das questões.

  • Essas bancas se insipiram em uns grámaticos que sei não viu kkkkk às vezes penso que sou mais inteligente que alguns pq pqp

  • QCONCURSO JÁ NÃO ESTÁ MAIS NEM AÍ PARA A QUALIDADE DO SITE. O TEMPO QUE PERDEM COM MARKETING, PODERIAM ATUALIZAR AS QUESTÕES

  • QCONCURSO JÁ NÃO ESTÁ MAIS NEM AÍ PARA A QUALIDADE DO SITE. O TEMPO QUE PERDEM COM MARKETING, PODERIAM ATUALIZAR AS QUESTÕES

  • Certa I - arrozes e feijões - plurais relativos aos vocábulos arroz e feijão, respectivamente.

    Certa II - “transparente” - é palavra polissílaba.

    Errada III - em: su-as, De-us, mei-a - a separação silábica está correta - Deus é monossílabo

  • Encontrei o gabarito completo e ele diz letra 'B', mas, sinceramente, essa resposta não faz sentido nenhum.