SóProvas


ID
1975333
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Se o volume de dinheiro cresce com velocidade maior que a quantidade de bens e serviços, causa uma elevação anormal nos preços. Esse fato chama-se inflação e corrói o poder aquisitivo do povo. Tem causas (pressões inflacionárias) e mecanismos de propagação ágeis e espiralados.

     

    As pressões inflacionárias podem ser enfocadas sobre três aspectos: pressões básicas (inflexibilidade da oferta, dependência e flutuações do setor de exportação, sistema tributário deficiente, capitalização reduzida); pressões circunstanciais (dificuldades climáticas, crises políticas e internacionais, incompetência administrativa); e pressões acumulativas, como orientação desfavorável dos investimentos; baixa produtividade, desestímulo às exportações e estímulo ao consumo e às importações.

     

    Os mecanismos de propagação inflacionária são perceptíveis, mas difíceis de serem controlados. Os principais são déficit fiscal, na maioria das vezes causando emissões de dinheiro; periódicos reajustamentos salariais, desencadeando uma “espiral de preços e salários”, com o aumento dos custos de produção; e desequilíbrio da taxa de câmbio e do comércio internacional.

  • Revisando:

    Algumas características da concorrência perfeita:

    1. Existência de um número elevado de vendedores e compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores.

    2. Todas os comerciantes desse mercado vendem produtos homogêneos (idênticos ou substitutos próximos), de tal modo que os compradores podem comparar os preços de forma bem definida.

    3. Vendedores e compradores devem ter conhecimento ou informações perfeitas acerca das condições do mercado, a fim de que todos possam competir de forma igualitária.

    4. A entrada e saída de empresas do mercado deve ser livre, ou seja, não existem restrições para que uma empresa nova entre no mercado ou outra queira sair.

    5. Deve haver perfeita mobilidade dos fatores de produção, ou seja, a plena mobilidade de mão-de-obra e outros fatores produtivos de uma empresa para outra e de uma região para outra.