SóProvas


ID
1977754
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Livre mercado = capitalismo e democracia.

  • C= Modelo liberais:

    -> a defesa do livre mercado (MODELO CAPITALISTA), o incentivo à especialização (POSITIVISMO), a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade ( DEMOGRACIA).

  • NO COMEÇO ME CONFUNDI, MAS DEPOIS QUE RELI ENTENDI O QUE O ENUNCIADO QUIS SABER.

  • é uma questão bem confusa, da pra entender, mas é pouco clara a toa

  • Comando da questão é confuso

  • Poderiam me ajudar? Na verdade eu fiquei meio que sem entender o que o examinador estava querendo saber .
  • O examinador queria saber se você consegue interpretar a questão e identificar, com base na explicação que ele deu antes do comando.

    Esse questão tem muito cara de enem, contudo o conteúdo informado antes do comando é importante para responder a questão, visto que ele desejava a resposta referente ao que ele explicou como modernidade do ponto de vista econômico.

  • Alguém pode explicar com mais detalhes o "positivismo" citado na questão?

  • vamos ao enunciado da questão:

    Modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade -

    até aqui está falando de economia, digamos que é o CAPITALISMO.

    que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução.

    aqui há uma mescla de ir contra os Dogmas da igreja, contra a monarquia, etc.. uma mescla de DEMOCRACIA e o POSITIVISMO ( é uma corrente filosófica fundada por Auguste Conte e defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Um claro rompimento com a igreja.