SóProvas


ID
1979551
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em face dos conhecimentos acerca do trabalho humano, desenvolvidos no campo da Ergonomia, a organização do trabalho deverá considerar, entre outros aspectos envolvidos,

Alternativas
Comentários
  • As condições de trabalho é que devem se adaptar às características fisiológicas e psicológicas do trabalhador!

    O trabalhador apresenta sinais de estresse quando tem sua performance avaliada através de metas de desempenho  - Prefere impor seu próprio ritmo de trabalho, se incomoda com tarefas com tempo de execução reduzido  - Apresenta uma tendência a acelerar seu ritmo de trabalho quando motivado pecuniariamente ou por outros meios  - Prefere escolher livremente sua postura no posto de trabalho  Claro que, sendo o bem estar do trabalhador o objetivo final, o resultado das adaptações propostas pela ergonomia deverá proporcionar conforto e segurança, bem como garantir a eficiência do seu trabalho, evitando esforços repetitivos ou ainda a execução de rotinas de trabalho mal planejadas. 

    Mara Camisassa

  • Resumindo: qual é a resposta?

  • Gabarito: A

     

    Organização do Trabalho:

    A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:

     

    1. As normas de produção:

    São todas as normas, escritas ou não, explícitas ou implícitas, que o trabalhador deve seguir para realizar a tarefa.

     

    2. O modo operatório:

    Ele pode ser prescrito (ditado pela empresa) ou real (o modo particular adotado pelo trabalhador para fazer face à variabilidade acima mencionada).

     

    3. A exigência de tempo:

    Expressa o quanto deve ser produzido em um determinado tempo, sob imposição.

     

    4. A determinação do conteúdo do tempo:

    A determinação do conteúdo do tempo permite evidenciar o quanto de tempo se gasta para realizar uma subtarefa ou cada uma das atividades necessárias à tarefa.

     

    5. O ritmo de trabalho:

    Aqui devemos fazer uma distinção entre o ritmo e a cadência. A cadência tem um aspecto quantitativo, o ritmo qualitativo. A cadência refere-se à velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo. O ritmo é a maneira como as cadências são ajustadas ou arranjadas: pode ser livre (quando o indivíduo tem autonomia para determinar sua própria cadência) ou imposto (por uma máquina, pela esteira da linha de montagem e até por incentivos à produção) (Teiger, 1985).

     

    6. O conteúdo das tarefas:

    O conteúdo das tarefas designa o modo como o trabalhador percebe as condições de seu trabalho: estimulante, socialmente importante, monótono ou aquém de suas capacidades.

     

    Fonte: Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora Nº 17