-
A interpretação sistemática analisa a norma dentro de um sistema, por isso o nome, segundo essa visão a norma deve adequar-se ao todo, logo gabarito letra C.
-
Interpretação Sistemática
Tourinho Filho nos ensina que o interprete recorre a este tipo de interpretação quando a dúvida não recai sobre o sentido de uma expressão ou de uma fórmula da lei, mas sim sobre a regulamentação do fato ou da relação sobre que se deve julgar. Aqui o intérprete deve colocar a norma em relação com o conjunto de todo o Direito vigente e com as regras particulares de Direito que têm pertinência com ela. O intérprete poderá, inclusive, lançar mão da analogia e dos princípios gerais do Direito.
-
A interpretação sistemática ou lógica busca, por sua vez, avaliar a
rela�ção de cada norma com o restante do sistema normativo a que se insere.
-
GABARITO: LETRA C
Interpretação Sistemática = considera que a norma não pode ser vista de forma isolada, pois o direito existe como sistema, de forma ordenada e com certa sincronia.
Interpretação Teleológica = concentra suas preocupações no fim a que a norma se dirige .
Interpretação Lógica = é considerada como textual-interna, tendo em vista que busca explicar a norma através do sentido intrínseco do texto.
Interpretação Literal/Gramatical = tem sua importância, porém serve apenas como meio de se tomar um primeiro contato com o texto interpretado e não para se extrair o sentido completo que a norma pode oferecer.