SóProvas


ID
198292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a
legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros
da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa
afirmação, julgue os próximos itens.

Na gestão por competências os indivíduos que ocupam o mesmo cargo devem possuir remunerações iguais, independentemente de suas características e habilidades individuais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    QUEM PRODUZ MAIS, É MAIS TALENTOSO, RECEBE MAIS.

  • " Remuneração por competência é uma forma de remuneração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada funcionário. O sistema premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não mais o cargo. isto significa que a remuneração não está relacionada com as exigências do cargo, mas com as qualificações de quem desempenha as tarefas. ...os funcionários que ocupam o mesmo cargo podem receber salários diferentes conforme a competência de cada um. Chiavenato, pg259-Gestão de pessoas

  • A gestão por competências pressupõe o alinhamento dos processos, inclusive de remuneração e recompensas, às entregas e ao desempenho do indivíduo. Como cada indivíduo necessariamente possui características e habilidades próprias e específicas, as entregas serão desiguais, então esse tipo de modelo implica em remunerações desiguais.
    Gabarito: E
    Bons estudos

  • Errado.

     O enunciado fala em gestão por competências em instituições públicas

    No caso da Administração Pública Federal, o Decreto 5.707 de 2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal adota a gestão por competências. 

    E o Decreto 7.133 de 2010 prevê avaliações de desempenho atreladas a gratificações que caracterizam remunerações variáveis

    Ou seja, os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam em remunerações variáveis.

  • BASTA LEMBRAR DO TIPO DA CARREIRA EM ''Y''.

    NA CARREIRA EM Y, O PROFISSIONAL PODE OPTAR ENTRE SEGUIR PARA O CARGO GERENCIAL OU ESCOLHER SER UM ESPECIALISTA NA ÁREA TÉCNICA DE UM DETERMINADO SETOR.

     

    PARA O PROFISSIONAL QUE DESEJA SER ESPECIALISTA EM DETERMINADO SETOR ESSA CARREIRA PERMITE UM CRESCIMENTO EM TERMOS DE CARGO E DE REMUNERAÇÃO PARALELO À ESTRUTURA HIERÁRQUICA, PERMITE UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO SEM AUMENTAR OBRIGATORIAMENTE A SUA ESTRUTURA. O SEJA, O INDIVÍDUO POSSUI O MESMO CARGO, PORÉM ACRESCIDO DE RESPONSABILIDADES E DETENTOR DE PODER DE DECISÃO, EM DETERMINADAS OCASIÕES. ELE SE ELEVA SEM SAIR DA FUNÇÃO. ESSE MODELO É TÍPICO PARA AQUELAS PESSOAS QUE NÃO POSSUI O DOM DE GERENCIAR, MAS EXECUTA SUA FUNÇÃO COMO NINGUÉM. 

     

    LOGO, "Na gestão por competências os indivíduos que ocupam o mesmo cargo PODEM possuir remunerações DIFERENTES, COM BASE EM suas características e habilidades individuais."

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • as feministas não iriam concordar com essa questão kkk