SóProvas


ID
1984123
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.

Ofertas do Google

    Uma das coisas que admiro nas pessoas que sabem muito é o desapego. Elas não se contentam em saber − espalham generosamente o que sabem, vivem prontas a ensinar e fazem isso de graça, pelo prazer de ajudar. O conhecimento não é para ser guardado a ferros, mas dividido − aliás, a única maneira de multiplicá-lo.

     Tive a sorte de trabalhar ou conviver com alguns verdadeiros arquivos vivos, gente capaz de responder na lata sobre muitos assuntos além dos de sua área − entre outros, Otto Maria Carpeaux e Franklin de Oliveira. Uma pergunta a um deles era a garantia de uma aula.

    De 15 anos para cá, o Google se esforça para substituir as sumidades do conhecimento. É o maior banco de dados do mundo e ameaça tornar ociosos os dicionários, enciclopédias e compêndios − já absorvidos por ele, ao alcance de consultas rápidas e, melhor ainda, grátis.

    Ou não? Posso estar errado, mas tenho visto que, de algum tempo para cá, ao procurar por qualquer assunto no Google, ele nos cumula de pechinchas comerciais sobre o dito assunto. Se você pesquisar “sorvete”, “livro” ou “apartamento”, ele aproveitará para apregoar um irritante varejo desses produtos.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. “Ofertas do Google”. Disponível em: www.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2016/03/1748685-ofertas-dogoogle.shtml)

Uma frase escrita com clareza, correção e em conformidade com o texto é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Uma das coisas que admiro nas pessoas que sabem muito é o desapego. Elas não se contentam em saber − espalham generosamente o que sabem, vivem prontas a ensinar e fazem isso de graça, pelo prazer de ajudar. O conhecimento não é para ser guardado a ferros, mas dividido − aliás, a única maneira de multiplicá-lo.

  •  a) Há quinze anos, o Google tornou acessível o conteúdo, de dicionários e enciclopédias, para que se tornassem de fácil acesso à todos que consultam-lhe.

     

    a) Há quinze anos, o Google tornou acessível o conteúdo de dicionários e enciclopédias, para que se tornassem de fácil acesso a todos que lhe consultam.

     

     

     

     b) Embora o saber não deva ser multiplicado, porém dividido, são louvável as iniciativas daqueles que se empenham de compartilhar, aos outros, sua sabedoria.

     

    b) Embora o saber não deva ser multiplicado, porém dividido, são louvável as iniciativas daqueles que se empenham em compartilhar com os outros sua sabedoria.

     

     

     

    c) O autor diz ter tido a sorte de trabalhar, com verdadeiros sábios que, quando perguntados, à respeito de qualquer assunto logo respondiam prontamente.

     

    c) O autor diz ter tido a sorte de trabalhar  com verdadeiros sábios que, quando perguntados a respeito de qualquer assunto, respondiam prontamente.

     

     

     

     

    d) Uma característica admirável nas pessoas que sabem muito, segundo o autor, é a generosidade com que elas se dispõem a partilhar o conhecimento.  CORRETA!!

     

     

     

     e) O Google é hoje, o banco de dados mais eficiente para quem deseja se aprofundar, ao conhecimento de um assunto, desde “sorvete” à “apartamento”.

     

     e) O Google é , hoje , o banco de dados mais eficiente para quem deseja se aprofundar  no conhecimento de um assunto, desde “sorvete” a “apartamento”.

     

  • Acrescentando sobre a letra b:

    b) Embora o saber não deva ser multiplicado, porém dividido, são louvável as iniciativas daqueles que se empenham de compartilhar, aos outros, sua sabedoria. - Deveria ser "são louváveis" e "empenham em compartilhar para os outros sua sabedoria".

  • Não precisa ler o texto.
    Basta ler e tentar entender de primeira. As alternativas que possuem muita confusão de entendimento devem ser descartadas logo de cara.
    Aprendi com o mestre Deivid Xavier!

  • a)   Errado: Via de regra, a palavra masculina não pode ser precedida de crase tão pouco, o pronome indefinido.

    b)   Errado: Quem se empenha? Empenha-se em algo...

    c)   Errado: I- trabalhar, com verdadeiros sábios, não se emprega vírgula entre o objeto e o seu complemento; II - perguntados, à respeito - não se emprega vírgula entre o objeto e o seu complemento; III - qualquer assunto logo respondiam prontamente. A conjunção “logo” inicia uma oração coordenada conclusiva, portanto deveria ser antecedida por vírgula.

    d)   Correta: Uma característica admirável nas pessoas que sabem muito, segundo o autor, é a generosidade com que elas se dispõem a partilhar o conhecimento.   

    e)   Errado: I- hoje, advérbio de tempo deslocado na frase, ainda que expresso numa frase curta recomenda-se o emprego da vírgula, uma vez que foi empregado entre o sujeito e seu objeto; II – Quem se aprofunda? Aprofunda-se em alguma coisa... III – “Apartamento” é palavra masculina, não se usa crase antes delas.

     

    *** Se algumas das minhas considerações estiverem erradas, favor me informar no privado. Elas são apenas opinativas.

  • GAB.(D) SÓ COM OS ERROS DE CRASE, ELIMINEI AS LETRAS: A,C,E;  PORÉM A LETRA B TEM ERROS NAS COLOCAÇÕES DAS VÍRGULAS...

    GLÓRIA A JESUS....

     

    JESUS TEM TODO O PODER...........

  • Não vi niguém corrigindo, mas o "LOUVÁVEL" da letra A deveria estar no plural. Não?