Nesta questão, é preciso indicar a alternativa que apresenta corretamente o teórico que possui uma posição teórica com a qual a escolha feita pela professora da situação descrita se alinha, de acordo a autora Martha Kohl (1993).
A) Skynner – nos conceitos comportamentais de estímulo e resposta
ERRADO - Os conceitos comportamentais de estímulo e resposta fazem parte do behaviorismo. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos. O behaviorismo se pauta no processo de aprendizado como um agente de mudança do comportamento. Skynner demonstrava a confiança no planejamento da educação, com base em uma ciência do comportamento humano.
B) Althusser - nos conceitos de estrutura e superestrutura do conhecimento
ERRADO - Segundo Althusser, principal representante marxista do método de análise denominado estruturalismo, Karl Marx entendia que a estrutura de qualquer sociedade seria constituída por níveis ou instâncias, articulados por uma determinação específica: a relação entre infraestrutura e superestrutura. A infraestrutura seria a base econômica (“unidade" das forças produtivas e das relações de produção), e a superestrutura, por sua vez, seria uma instância que comportaria em si mesma dois níveis: o jurídico-político (o direito e o Estado) e a ideologia.
C) Piaget – nos conceitos de equilibração, assimilação e área de desenvolvimento biológico
ERRADO - Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.
D) Vygotsky – nos conceitos de área de desenvolvimento real e área de desenvolvimento proximal
CORRETO - Lev Vygotsky defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Ele propôs a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas. Já a distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência consiste no segundo nível de desenvolvimento, batizado de proximal.
A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de outro.
Depois que Vygotsky elaborou o conceito, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator importante no processo de aprendizado, proporcionando trocas positivas numa via de mão dupla. Por um lado, o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro, o mais experiente desenvolve maior compreensão e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega.
Gabarito do Professor: Letra D.