SóProvas


ID
1986721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No organismo humano, a efedrina estimula receptores no músculo liso brônquico e a teofilina inibe as fosfodiesterases. Sabendo que a ação de ambos os fármacos ocasiona broncodilatação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).

  • GABARITO B

    Dizemos que há sinergismo quando a presença de uma droga X diminui a necessidade de uma droga Y para se obter o efeito desejado. O sinergismo na maior parte das vezes é  ser por potenciação  ou por adição, mas pode ocorrer por outros mecanismos também.

    Sinergismo por adição é quando o efeito da droga X soma-se ao efeito da droga Y, resultado em um efeito maior daquele se se esperaria usando a drogas separadas, é a somatória dos efeitos isolados.

    Sinergismo por potenciação ocorre quando o efeito obtido na associação é maior que o efeito de cada uma das drogas isoladamente, mas é diferente da somatória dos dois efeitos isolados

     

    Na questão, observa-se que a efedrina e a teofilina possuem "virtualmente" a mesma "finalidade" e quando utilizadas em conjunto atuam sinergicamente para obter o efeito final desejado que é maior se comparado com o uso de uma das drogas isoladamente.

  • Se o sinegismo aditivo ocorre quando os fármacos possuem os mesmos mecanismos de ação, porque o gabarito é B? ora, epinefrina é agonista A e B, enquanto a teofilina age inibindo a PDE III e PDE IV...