SóProvas


ID
1986772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a opção correta em relação ao uso de anestésicos.

Alternativas
Comentários
  • Correto gustavo, informação do Hang Dale 7ª edição

     

  • a) CORRETO, mas com ressalvas, como muito bem pontuado pelos nossos amigos. A título de complementação da informação, a ação dos anestésicos inalatórios, apesar de não se dar pela interação com a porção lipídica da membrana, está intimamente ligada à solubilidade dos gases. Gases de menor solubilidade sofrem mais redistribuição, então são retirados dos tecidos nervosos de forma mais rápida, o que exige uma manutenção anestésica constante a fim de que não se interrompa o estado de anestesia antes do final da cirurgia.

     

    b) ERRADO. A fenciclidina não é mais utilizada como anestésico por causa do seu potencial neurotóxico.

    c) ERRADO. Não encontrei informações sobre o PCP, mas a cetamina produz sim efeitos alucinógenos que dão a sensação de "estar fora do corpo"

    d) ERRADO. De início, acredito que o item trata do óxido nitroso, e não nítrico. Se for o caso, o óxido nitroso é um anestésico de baixa potência, mais utilizado como analgésico do que como anestésico, e não tem relação com disturbios cardíacos mesmo em grandes quantidades.

    e) ERRADO. O óxido nitroso é conhecido como "gás hilariante", não tem um histórico forte de uso indiscriminado no Brasil, mas há casos de uso abusivo sim, principalmente por parte dos profissionais de saúde que têm fácil acesso a esse composto.

  • só pra complementar o comentário da colega, PCP/Fenciclidina e pó de anjo é a mesma droga, trata-se da cicloexilperidina que quando é utilizada como droga de rua introduzida via oral, intravenosa ou aspirada, porém é geralmente fumanda. Os efeitos começam em aproximadamente em 5 minutos e atinge pico máximo em 30 minutos, persistindo por 4 a 6 horas, embora os efeitos residuais possam permanecer por dias. Seus efeitos podem provocar psicose tóxica e caráter esquizofrenico e acompanhada de acessos delirantes, confusão mental e um comportamento autodestrutivo.

    o óxido nítrico (NO)  dentro desse contexto de anestésicos está classificado como gás terapêutico, é um radical livre gasoso cohecido atualmente como uma molécula de sinalização celular endógena essencial com um número crescente de potenciais aplicações terapêuticas. O NO causa vasodilatação das células do músculo liso e inibição da agregação e aderência plaquetária.. O NO é rapidamente inativado na circulação pela oxiemoglobina e pela reação do NO  com ferro heme, levano a formação de nitrosilemoglobina  e pequenas quantidades de metemoglobina.

    O uso terapêutico relaciona-se a dilatar seletivamente vasos sanguíneos pulmorares e tem potencial como terapia para inúmeras doenças associadas a aumento da resistência pulmonar vesicular.

     

    FONTE: Fundamentos de toxicologia (Sezi Oga) e Goodman e gilman, Manual de farmacologia terapêutica, 2ed.