SóProvas


ID
199684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal de comunicação entre a instituição e seus clientes que deve atuar em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com as orientações da instituição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    O que pode confundir é a letra A. Lembrando que nem sempre o cliente pode ser chamado de consumidor. Clique no mapa abaixo que versa sobre a definição de consumidor.


     
  • O atendimento especializado ao cidadão na administração pública é uma das diretrizes do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e  pode ser feito pelo profissional de RP . 

    Vale a pena consultar 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm 
  • Marquei a letra D, mas confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

  • Apesar de estar correta a afirmação do colega Augusto César no sentido de nem sempre o cliente ser também consumidor, a redação da alternativa A, a meu ver, também está correta.

    É que a afirmação de que "o consumidor é a parte mais frágil da relação instituição-cliente" atrela essa relação à figura consumidor; não é, pois, o mesmo que afirmar, simplesmente, que "o cliente, na relação com a instituição, é a parte frágil".

    Conforme o microssistema jurídico de proteção ao consumidor, se é consumidor (destinatário final), a sua vulnerabilidade (fragilidade) é presumida. Além disso, conforme o enunciado (... em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor ...), há que se entender instituição como fornecedor.

    Quanto a alternativa D, repito as críticas da colega Josiele Sousa: "... confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

    Ademais, não encontrei qualquer norma que defina que o atendimento deve ser feito pela área de relações públicas. Se alguém puder ajudar, agradeço.