SóProvas


ID
1999894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Worm (Vermes)

    Segundo Silberscharz:  Tem capacidade de duplicar a si mesmo. Ou seja, reproduz cópias de si próprio, consumindo recursos do sistema

     

  • a) Adwares é um tipo de programa chato que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário (por exemplo: pop-up), como também analisa os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    b) Spyware - é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Spy = espião

    c) KEYlogger - KEY = tecla (captura as teclas digitadas)

    OBS: SCREENlogger - SCREEN = tela (captura o que está acontecendo na tela do PC)

    d) Vírus - é um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    e) Worm - é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não confundir com vírus, pois o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas e arquivos, mas sim pela execução direta de sua cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte alternativas D e E: Q450298

     

    Alternativa E

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

     

     

  • Palavra chave para Worm "...capaz de propagar-se automaticamente pela rede..."

  • Também procurei pela expressão-chave: programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha.

    GAB> E

  • I-                   MALWARES:     são programas criados com o intuito de prejudicar usuários e sistemas de informação. são softwares maliciosos do qual tem como espécies:

     

    VÍRUS-->           MALWARE-->     PRECISA DE HOSPEDEIRO-->  PRECISA SER EXECUTADO.

     

    O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se.

    Phishing   é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

     

    Vírus    (Precisa de hospedeiros, propaga-se fazendo copias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos.)

    II-               WORM:       É um verme, que NÃO precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

     

    São PROGRAMA em si, se auto-replicam, não precisam de hospedeiros com o vírus,  diminui o desempenho da rede)

     

    WORMS-->         REDES-->     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS-->

     

    ->AUTORREPLICÁVEIS--->   NÃO PRECISAM SER EXECUTADOS.

     

     

    WORM (IMPORTANTE!): worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • Pessoal concorodo que quem se propaga automaticamente pela rede seja o WORM.  Mas gostaria da opinião de alguém sobre uma dúvida.

    ...

    Na questão Q714405 Assinale a alternativa que contém apenas códigos maliciosos capazes de alterar e remover arquivos do computador.

    ..

    o gabarito consta como: Vírus e Trojan.

     

     

    Logo vem a minha dúvida. 

    "capaz de propagar-se automaticamente pela rede (worm) de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc."   ???

     

     

    Então este desaparecimento de arquivo não seria uma remoção?? os arquivos ficariam apenas de forma oculta? 

     

  • Tem um problema no enunciado que me deixou intrigado, foi no momento que o enunciado diz que o malware faz desaparecer arquivo. Os malware que removem e alteram arquivos: trojan, virus e rootkit. 

  • não é um vírus pq o enunciado não fala que precisa de um hospedeiro,quando o enunciado fala:propaga-se automaticamente,logo worm ou verme

  • WORM: Programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Falou em lentidão - provavelmente worm

  • WORM = LENTIDÃO/DESPARECIMENTO DE ARQUIVO

  • PF PRF, tive a mesma duvida q vc.

  • Só queria saber das fontes. Kkkk
  • Questão baseada em fatos reais. rs

  • worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

    O worm é executado ou não é? Todo programa em um computador precisa ser executado. Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução. O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

    Ex: execução do arquivo infectado autorun.inf em um pendrive. O computador que está configurado para executar automaticamente esse arquivo em mídias removíveis pode ser contaminado apenas com a inserção do pendrive no computador. O arquivo malicioso será executado, mesmo que o usuário “não tenha feito nada”. 

     

    CAUSA LENTIDÃO E DESAPARECIMENTO DE ARQUIVOS E É AUTOREPLICANTE, NÃO DEPENDE DE AÇÃO EXPLÍCITA !

  • Worn (verme): -Automático, Discreto, Cópias de si, Explora falhas, Envia cópias por email.

  • propagação pela rede ? 99,99 % de chance de ser vermes/worms

    bons estudos.

  • Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

    Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

    Gabarito Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • O enunciado da questão descreve com clareza o comportamento típico do worm, que é um malware que se propaga AUTOmaticamente pelas REDES.

    Resposta certa, alternativa e).

  • WORM > programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

  • Vírus- precisa de execução

    Worm- não precisa de execução (capaz de propagar-se automaticamente)

    Cavalo de Troia- precisa de execução

  • Quando na questão falar de reprodução de cópias, isso já é uma das principais características do Worm

  • Adware - Abre Fazendo Publicidade

    Spyware - Espião

    Keylogger - Espião para Teclado

    Vírus - Hospedeiro

    Worm - É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

    Resposta Letras E

  • (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida; (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

  • LETRA E CORRETA

    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

  • Worm - se propaga, faz copias de si

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida;

    (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

    Letra E