SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2016 - UNIRIO - Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais


ID
1999894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Worm (Vermes)

    Segundo Silberscharz:  Tem capacidade de duplicar a si mesmo. Ou seja, reproduz cópias de si próprio, consumindo recursos do sistema

     

  • a) Adwares é um tipo de programa chato que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário (por exemplo: pop-up), como também analisa os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    b) Spyware - é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Spy = espião

    c) KEYlogger - KEY = tecla (captura as teclas digitadas)

    OBS: SCREENlogger - SCREEN = tela (captura o que está acontecendo na tela do PC)

    d) Vírus - é um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    e) Worm - é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não confundir com vírus, pois o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas e arquivos, mas sim pela execução direta de sua cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte alternativas D e E: Q450298

     

    Alternativa E

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

     

     

  • Palavra chave para Worm "...capaz de propagar-se automaticamente pela rede..."

  • Também procurei pela expressão-chave: programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha.

    GAB> E

  • I-                   MALWARES:     são programas criados com o intuito de prejudicar usuários e sistemas de informação. são softwares maliciosos do qual tem como espécies:

     

    VÍRUS-->           MALWARE-->     PRECISA DE HOSPEDEIRO-->  PRECISA SER EXECUTADO.

     

    O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se.

    Phishing   é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

     

    Vírus    (Precisa de hospedeiros, propaga-se fazendo copias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos.)

    II-               WORM:       É um verme, que NÃO precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

     

    São PROGRAMA em si, se auto-replicam, não precisam de hospedeiros com o vírus,  diminui o desempenho da rede)

     

    WORMS-->         REDES-->     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS-->

     

    ->AUTORREPLICÁVEIS--->   NÃO PRECISAM SER EXECUTADOS.

     

     

    WORM (IMPORTANTE!): worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • Pessoal concorodo que quem se propaga automaticamente pela rede seja o WORM.  Mas gostaria da opinião de alguém sobre uma dúvida.

    ...

    Na questão Q714405 Assinale a alternativa que contém apenas códigos maliciosos capazes de alterar e remover arquivos do computador.

    ..

    o gabarito consta como: Vírus e Trojan.

     

     

    Logo vem a minha dúvida. 

    "capaz de propagar-se automaticamente pela rede (worm) de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc."   ???

     

     

    Então este desaparecimento de arquivo não seria uma remoção?? os arquivos ficariam apenas de forma oculta? 

     

  • Tem um problema no enunciado que me deixou intrigado, foi no momento que o enunciado diz que o malware faz desaparecer arquivo. Os malware que removem e alteram arquivos: trojan, virus e rootkit. 

  • não é um vírus pq o enunciado não fala que precisa de um hospedeiro,quando o enunciado fala:propaga-se automaticamente,logo worm ou verme

  • WORM: Programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Falou em lentidão - provavelmente worm

  • WORM = LENTIDÃO/DESPARECIMENTO DE ARQUIVO

  • PF PRF, tive a mesma duvida q vc.

  • Só queria saber das fontes. Kkkk
  • Questão baseada em fatos reais. rs

  • worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

    O worm é executado ou não é? Todo programa em um computador precisa ser executado. Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução. O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

    Ex: execução do arquivo infectado autorun.inf em um pendrive. O computador que está configurado para executar automaticamente esse arquivo em mídias removíveis pode ser contaminado apenas com a inserção do pendrive no computador. O arquivo malicioso será executado, mesmo que o usuário “não tenha feito nada”. 

     

    CAUSA LENTIDÃO E DESAPARECIMENTO DE ARQUIVOS E É AUTOREPLICANTE, NÃO DEPENDE DE AÇÃO EXPLÍCITA !

  • Worn (verme): -Automático, Discreto, Cópias de si, Explora falhas, Envia cópias por email.

  • propagação pela rede ? 99,99 % de chance de ser vermes/worms

    bons estudos.

  • Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

    Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

    Gabarito Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • O enunciado da questão descreve com clareza o comportamento típico do worm, que é um malware que se propaga AUTOmaticamente pelas REDES.

    Resposta certa, alternativa e).

  • WORM > programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

  • Vírus- precisa de execução

    Worm- não precisa de execução (capaz de propagar-se automaticamente)

    Cavalo de Troia- precisa de execução

  • Quando na questão falar de reprodução de cópias, isso já é uma das principais características do Worm

  • Adware - Abre Fazendo Publicidade

    Spyware - Espião

    Keylogger - Espião para Teclado

    Vírus - Hospedeiro

    Worm - É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

    Resposta Letras E

  • (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida; (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

  • LETRA E CORRETA

    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

  • Worm - se propaga, faz copias de si

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida;

    (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

    Letra E 


ID
1999900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Certo usuário abre o Painel de Controle do Windows 8, acessa a janela “Dispositivos e impressoras” e percebe que algumas impressoras da lista estão com o ícone esmaecido, em tom de cinza claro.
Se ele tentar usar uma dessas impressoras (cujo ícone está esmaecido) para imprimir um documento, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Kd o Japa?

  • A questão aborda a janela Dispositivos e Impressoras, existente no Painel de Controle do Windows 8. Através dessa janela é possível visualizar as impressoras instaladas disponíveis e indisponíveis, além de definir a impressora padrão.

    A questão cita que o ícone da impressora encontra - se esmaecido, em tom cinza claro .

    Nessa situação, o documento em questão não será impresso , pois tal característica indica que a impressora está indisponível.

  • Esperando o comentario do Fernando NishimuradeAragao. kkk

  • O ícone esmaecido de uma impressora pode indicar que ela foi instalada, mas por algum motivo está indisponível.

     

    Exemplos:

    ***pode ocorrer de a impressora estar desligada ou o cabo estar desconectado.

    ***pode acontecer de ser uma impressora de rede e ocorrer alguma falha de comunicação entre esta e o roteador.

  • Cadê o japa top? Adoro os comentários( explicações) dele! :D
  • Alternativa B é a correta. A C não está correta, pois, já que aparece a impressora ipso facto que ela está instalada, porém indisponível.

    a alternativa A não tem nada a ver, a impressora sem tinta puxa o papel, porém não sai nada. Ou seja, ela "imprime". A D e E está incorreta, pois, a impressão não será realizada visto que a impressora está indisponível.

  • Eu percebo que essas questões de Informática mais textualizadas, geralmente é só interpretação de texto. A questão diz que o ícone está em um tom de cinza claro, um tom morto, que já indica indisponibilidade, e na própria questão fala que as impressoras já estão NA LISTA, ora, se elas já estão na lista é pq foram instaladas, mas por algum motivo não estão funcionando, descartando assim o item C e restando apenas o B.

  • Se a impressora não tivesse sido instalada nem o ícone iria aparecer.

  • Gabarito B

    A impressora está offline, simples...

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Se não estivesse instalada o ícone nem apareceria. Gabarito:B
  • Se ela nem estivesse instalada, o ícone dela nem apareceria.

    Gabarito:letra b!


ID
1999906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um usuário acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via

Alternativas
Comentários
  • ·    VPN (Virtual Private Network):

     

    Definição:

    Segundo Forouzan: é uma tecnologia que está ganhando popularidade entre as grandes organizações que utilizam a Internet global para comunicação interna e externa, mas exigem privacidade na comunicação interna.

    VPN são redes overlay (sobrepostas) às redes públicas, mas com as propriedades das redes privadas. A abordagem mais popular de VPN é a criação de túneis diretamente sobre a internet.

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Alternativa C

  • Rede privada virtual, do inglês virtual private network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

  • c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

  • INTRANET

    É uma rede local, interna (privada) de uma empresa que se comunica usando

    tecnologia idêntica a da Internet. Usa os mesmos protocolos (TCP/IP, http, POP, SMTP...) e serviços (páginas, e-mail, ftp...).

    EXTRANET

    A Extranet é o acesso remoto a uma Intranet, via Dial-Up (modem) ou via VPN (rede pública), por exemplo.

     

     

     

     

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

    Q684236  ESAF A solução de conectividade que permite o acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos como, por exemplo, fornecedores ou clientes, é denominada: Extranet

     

    Q724732

    A Extranet oferece a parceiros comerciais acesso limitado a recursos da Intranet de uma organização, através de uma conexão de rede privada virtual (VPN) pela Internet.

     

    O acesso remoto via Internet é possível para dentro da Intranet, na modalidade de Área de Trabalho Remota, ou Extranet

    Uma intranet é uma rede organizacional na qual as aplicações e interfaces com o usuário baseiam-se principalmente em serviços web e seu uso é restrito a usuários autorizados da empresa.

  • Gabarito C

    “Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay ou X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.

    A principal motivação no uso das VPNs é a financeira, como alternativa para redução dos custos de comunicação de dados, oferecendo transporte de pacotes IPs de modo seguro através de Internet, com o objetivo de conectar vários sites .

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Copiadodo do colega para ficar registrado.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, esse é um protocolo de designação automática de endereços lógicos a um dispositivo de rede;

    (b) Errado, essa é apenas uma rede de área local;

    (c) Correto, esse é um mecanismo que permite o acesso remoto a uma intranet por meio de uma rede pública como a internet;

    (d) Errado, esse é um protocolo para transferência de arquivos entre computadores;

    (e) Errado, esse é um protocolo para transferência de hipertexto.

    Gabarito: Letra C 


ID
1999912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após ser aprovado em concurso público, um rapaz procura informações sobre a jornada de trabalho que deverá cumprir.
Segundo as regras gerais previstas na Lei no 8.112/1990, e suas alterações, o servidor público será submetido a regime mínimo de quantas horas diárias?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

     

    Questão letra de lei.

     

    Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • De forma simples e direta:

    Máximo semanal: 40 horas

     

    Máximo diário: 8 horas

    Mínimo diário: 6 horas

  • errei porque pensei em professores que tem contratos de 30hs...

    :/

  • GABARITO ITEM D

     

    MÍN 6 E MÁX 8 H

     

    40 H POR SEMANA

  • E quanto aos médicos, quantas horas trabalham?

  • Médicos, assim como outros profissionais da área de saúde, possuem leis específicas, além de acordos, que estabelecem um regime próprio de horas de trabalho, podendo folgar vários dias e trabalhar 48-72h consecutivas. 

  • Lei 8112/90:

     

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

     

     

  • Gabarito: B

    Fundamento: Artigo 19

    6<x<8

    Mínimo de seis horas diárias e máximo de oito horas.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 19

  • Cuida-se de questão que se limitou a exigir conhecimentos elementares acerca do texto frio da lei, de modo que comentários extensos não se fazem necessários.

    A matéria aqui cobrada encontra-se disciplinada no art. 19, caput, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente."

    Logo, sem maiores delongas, a opção correta está descrita na letra "d".


    Gabarito do professor: D

  • EM 24/10/2019 ERREI DE NOVO

    SÃO 6 HORAS O MÍNIMO -ESTOU CONFUNDINDO COM JOVEM APRENDIZ:(  QUE SÃO 4 HORAS)

    6 HORAS MÍNIMO E 8 HORAS MÁXIMO 

  • Se tivesse alternativa OITO ferraria meio mundo 

  • MINIMO----> 6 HORAS

    MAXIMO---> 8 HORAS


ID
1999918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor que tenha adquirido a estabilidade no serviço público somente poderá vir a perder o seu cargo, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, no caso de ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     

    Questão letra da lei

     

     Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Não é só no caso de: "sentença judicial transitada em julgado", mas, dentre as opçoes, essa é a unica alternativa correta.

     

  •  Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Perda de Cargo do Servidor Estável

    PAD

    ou 

    Sentenja Judicial Com trânsito em Julgado

  • cabe recurso, pois NÃO é somente em sentença judicial pois, como sabemos, existe o PAD, reprovação no estágio probatório e extinção de cargo pra  adm. pública cortar gastos

    no entanto, a única correta é a letra B

  • Se fosse uma questão estilo cespe de Certo ou Errado estaria errada. Mas quando a questão é múltipla escolha o "somente" se refere entre as 5 possibilidades exposta. 

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Questão mal formulada. 

  • GABARITO LETRA B.

     

  • Questão passível de recurso. 

  • A resposta está no Artigo 22 da Lei 8.112 de 1990:  

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Fonte:

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Não está mal formulada. Questão de interpretação ou prestar atenção o que foi pedido na questão!

  • O SERVIDOR ESTÁVEL, ESTÁVEL, ESTÁVEL, SÓ, SÓ, SÓ, PERDERÁ O CARGO EM VIRTUDE DE:

    PAD E SENTENÇA JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO!!!!

  • Lei 8112 

     

    Art. 22.:  O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Para a adequada resolução da presente questão, há que se acionar a norma do art. 22 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa."

    Como se vê, o mero cotejo das opções propostas pela Banca, em relação ao texto normativo acima transcrito, permite a conclusão de que a única alternativa que, de fato, contempla hipótese prevista em lei como de perda do cargo público é aquela indicada na letra "b".


    Gabarito do professor: B

  • GABARITO: B

     Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Mnemônico : TRANSITA DEFESA AVALIATIVA


ID
1999924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor, submetido a processo de readaptação, foi considerado incapaz para o serviço público. Nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, nesse caso, o readaptando terá de ser

Alternativas
Comentários
  • Se o Readaptado for Incapaz   > "Aposenta o Rapaz"

     

    Art. 24, § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito "A"

    Lei 8.112/90,  art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    Bons estudos! Acreditar sempre!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito letra A.

     

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo diverso do que ocupava, em virtude de limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. A readaptação é considerada uma alternativa à aposentadoria por invalidez, contudo, caso o indivíduo for julgado incapaz de exercer qualquer atividade administrativa, deverá ser aposentado.

  • Gabarito: A

     

    Incapaz para:

     

    Cargo: Readaptado

    Serviço Público: Aposentado (por invalidez)

     

    • Fundamentação:

     

    Lei 8.112/90,  Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

    § 1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

     

  • ótima questão.

  • Gabarito A

    Será aposentado por invalidez.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO A

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 24 § 1º

  • Informação adicional

     

    Lembrando que essa aposentadoria por INVALIDEZ pode ser de duas formas:

     

    1) Com PROVENTOS INTEGRAIS (segundo, lei 10887/04 + entendimento do STF e do STJ), quando:

    - Acidente em serviço

    - Moléstia Profissional

    - Doença grave, contagiosa ou incurável

     

    2) Com PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

    - Nos demais casos

  • Cuida-se aqui de questão que não vai além de cobrar a memorização do texto legal. No caso, mais especificamente, do teor do art. 24, §1º, da Lei 8.112/90, que assim disciplina a hipótese de o servidor em readaptação ser considerado inapto para o serviço:

    "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado."

    Logo, de maneira bem clara e direta, cumpre apenas reconhecer que a opção acertada está descrita na letra "a".


    Gabarito do professor: A

  • ASSERTIVA LETRA A

    ART. 24

    PARAGRAFO 1º SE JULGADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO O READPTADO SERÁ APOSENTADO.

    READAPTAÇÃO – INVESTURA DO SERVIDOR EM CARGO DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES COMPATIVEIS COM AS DA LIMITAÇÃO QUE TENHA SOFRIDO

    * CONSIDERADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO SERÁ  APOSENTADO


ID
1999930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora pública foi reintegrada por decisão administrativa.
Como o cargo que ela ocupava foi extinto, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, essa servidora deverá ficar na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    Questrão letra da lei 

     

    Art. 28. da lei 8112:  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Art. 41…
    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    A princípio é necessário frisar que a disponibilidade no serviço público é um instituto inerente aos servidores estáveis.

    REINtegração -----> REINvestidura 

    Fica a dica!

    Bjokas

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Gabarito letra E.

     

    Acredito que a descrição de Reintegração já foi exaustivamente descrita pelos colegas, como dito, no caso de reintegração como descrito no enunciado, caso o cargo que ocupara antes da demissão tenha sido extinto, este será colocado em disponibilidade, contudo, vale ressaltar que no caso de reintegração do servidor onde o cargo ocupado anteriormente esteja sendo ocupado por outro servidor estável, este será reconduzido ao cargo de origem sem direito a indenização ou aproveitamento em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Em se tratando de servidor não estável, será exonerado, visto que a posibilidade de disponibilidade cabe apenas aos servidores estáveis.

     

    Este assunto é bastante controverso, haja vista não haver na legislação essa possibilidade de exoneração do servidor não-estável, a saber, são previstas as seguintes situações na Lei 8.112/90: 

     

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

     

    Conclui-se que a exoneração do servidor nessa situação poderia caracterizar uma série de violações a direitos e garantias previstos, todavia, a legislação é clara quando prevê a condição de estabilidade no instituo da disponibilidade. 

     

    Caso alguém tenha algum dado relevante que seja contrário a essa interpretação, por favor, compartilhe.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covades.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1º  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade

     

    § 2º  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

     

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro. 

     

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

     

    robertoborba.blogspot.com.br 

  • em disponibolidade e com proventos proporcionais.

  • Lei 8112

     

    Art. 28. :  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • GABARITO E

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 28 § 1º

  • Vinha fazendo centenas de questões da FCC estranhei muito quando vi essa.. "Meu Deus, que questão fácil!"

    quando vi era da CESGRANRIO.. logo vi..

  • A reintegração constitui forma de provimento derivado em vista da qual o servidor que fora demitido tem a sua penalidade anulada, seja por decisão administrativa, seja por força de sentença judicial, razão por que deve retornar à ativa com todas as vantagens.

    Em tendo sido extinto o cargo por ele então ocupado, há que se aplicar o teor do art. 28, §1º, da Lei 8.112/90, que assim soluciona a questão:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31."

    Do exposto, resta claro que a assertiva correta encontra-se na letra "e".


    Gabarito do professor: E

  • A Cesgranrio é um demônio quando o assunto é informática e um anjo em legislação. rs

  • GABARITO: LETRA E Das Disposições Gerais Art. 8° São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; III - readaptação; IV - reversão; V - aproveitamento; VI - reintegração; VII- recondução (...) Da Reintegração Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.  § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
  • Decore:

    Readaptação e Reversão -> fica como excedente

    Reintegração -> fica em disponibilidade


ID
1999936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor foi promovido a gerente de área na repartição onde exerce sua atividade, tendo ocorrido o aumento da sua remuneração.
Após consultar o Departamento de Recursos Humanos, ele verifica que, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, não estão submetidas ao teto de remuneração determinadas verbas decorrentes de

Alternativas
Comentários
  • "Conforme o art. 42, “caput”, da Lei n. 8.112, de 1990: “Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal”.

    Todavia, estabelece o parágrafo único desse dispositivo: “Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61”.

    Prevê a Lei n. 8.112, de 1990:

    “Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    III - (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

    Gabarito: D."

  • A letra "b" não poderia ser interpretada como: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento ?!

  • Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61

    II - gratificação natalina;

    VII - adicional de férias;

  • A questão se refere à gratificação que não entra no teto remuneratório.

    Se um servidor recebe gratificação por exercer função de confiança, esta será acrescida na sua remuneração. Porém, será submetida ao teto remuneratório. 

    As gratificações elencadas no art. 61 do item II a VII poderão ultrapassar o teto. Podemos entender como se fossem "gratificações trabalhistas", de suma importância ao servidor, como a gratificação natalina (13º salário), adicional de férias, adicional noturno, adicional de atividades periculosas etc.

    Espero ter ajudado!

     

  • Questão mal formulada demais slc

  • OBA!!JÁ ESTAVA NOS MEUS RESUMOS ESSA QUESTÃO

  • VANTAGENS QUE PODEM ULTRAPASSAR O TETO:

    GRATIFICAÇÃO NATALINA 13ºSALÁRIO

    ADICIONAIS: INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, PENOSA

    HORAS-EXTRAS

    ADICIONAL NOTURNO

    FÉRIAS

  • Segundo o parágrafo único do art.42 da lei 8112;Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II "ATÉ" VII do art. 61.
    II - gratificação natalina;
    III - Revogado
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias.

    Resumindo: Natal, hora extra, trabalho noturno, férias e atividades PIP, resultam em valores de remuneração que podem ultrapassar o teto.

     

  • Art. 42. Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como
    remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.


    Parágrafo único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.



    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    II - gratificação natalina;
    III ; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias;

  • Dica: SE o NATAL for à NOITE, eu tiro FÉRIAS PIP.

  • LETRA D

     

    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

     

    Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61 = GRATIFICAÇÃO NATALINA + ADICIONAIS

     

     

    #gratidão

  •         Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            I - gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

            III - adicional por tempo de serviço; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

    Resumindo: NATAL + ADDs

  • EXCLUEM-SE DO TETO DE REMUNERAÇÃO AS SEGUINTES VANTAGENS:

     

    GRATIFICAÇÃO NATALINA; ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS; ADICIONAL PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO; ADICIONAL NOTURNO; ADICIONAL DE FÉRIAS.

  • Excluem-se do TETO remuneratório

    ·         Gratificação Natalina

     ·         Adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas

    ·         Adicional pela prestação de serviço extraordinário

    ·         Adicional noturno

    ·         Adicional de férias

     

    Incluem-se no TETO remuneratório:

    ·         Retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento

    ·         Outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho

    ·         Gratificação por Encargo De Curso Ou Concurso

  • O artigo 76 §3º da lei fala que a GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO não incorpora ao vencimento ou salário. Não entendi, é diferente de teto?

    helppp

  • Gratificação natalina, adicional noturno, adicional de serviço extraordinário, atividade insalubre, adicional de férias podem ultrapassar o teto remuneratório. Por isso são excluídos da remuneração.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 42 § ÚNICO

  •        Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

           Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     II - gratificação natalina;

           III - revogado

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"


    Gabarito do professor: D

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"

    Gabarito do professor: D


ID
3292270
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O Decreto no 5.626/2005 em seu Cap. V, Art. 19, dispõe quanto à atuação da pessoa surda como Tradutor Intérprete de Libras.
O que diz a legislação citada, quanto ao perfil do profissional surdo na atuação como tradutor intérprete?

Alternativas

ID
3292273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Quando o intérprete de Língua de Sinais, ao atuar, recebe uma frase ou pensamento completo na língua fonte para passar para a língua alvo, enquanto a língua fonte é interrompida, diz-se que ele está realizando uma interpretação

Alternativas

ID
3292276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Como nas línguas orais, a Língua Brasileira de Sinais possui uma gramática, onde suas regras determinam a formação e a execução dos sinais para que uma mensagem tenha sentido. Uma frase pode ter sua mensagem modificada em função da variação de alguns sinais, conforme seus significados, ou seja, um mesmo sinal pode ter significados diferentes. Por exemplo, o mesmo sinal pode significar um verbo ou um substantivo, uma mudança na classe gramatical.
Duas palavras para as quais o sinal pode significar um verbo ou um substantivo, dependendo da frase em Libras, são

Alternativas

ID
3292279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Na Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, formam-se os sinais combinando forma e movimento das mãos. Os movimentos são realizados num lugar específico do corpo ou próximo a ele. O movimento e a direção das mãos, o espaço em relação ao corpo, a expressão face/corporal são os parâmetros da língua, para dar sentido ao sinal, que são: Configuração de mãos, Ponto de articulação, Movimento, Orientação / Direcionalidade e Expressão facial e/ou Corporal.
De acordo com os parâmetros da Libras, a configuração de mãos é a(o)

Alternativas
Comentários
  • forma que as mãos do sinalizador assume ao realizar o sinal, podendo ser uma letra do alfabeto manual ou outras formas já existentes na língua de sinais.

  • forma que as mãos do sinalizador assume ao realizar o sinal, podendo ser uma letra do alfabeto manual ou outras formas já existentes na língua de sinais.


ID
3292282
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Na gramática da Língua de Sinais, há regras para a realização dos sinais. O critério de simetria e o critério de dominância fazem parte dessas regras. Assim, quando as duas mãos apresentam a mesma configuração e o movimento é igual ou alternado, o critério é a simetria; quando as duas mãos têm configurações diferentes e uma das mãos é a dominante e a outra, de apoio, o critério é a dominância.
São exemplos de simetria os sinais para as palavras

Alternativas

ID
3292285
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Uma série de estudos linguísticos comprova que as línguas de sinais são tão complexas como as línguas orais. No entanto, ainda persiste uma tendência generalizada na sociedade de se conceberem as línguas de sinais como línguas exclusivamente icônicas.
Isso ocorre porque a(s)

Alternativas

ID
3292288
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

As línguas de sinais têm gramática própria e se apresentam estruturadas em níveis como as línguas orais (fonológico, morfológico, sintático e semântico). Além disso, são encontradas nessas línguas características como produtividade, flexibilidade, descontinuidade e arbitrariedade.
Um exemplo de alto grau de arbitrariedade na constituição dos signos em Libras é o sinal utilizado para significar

Alternativas

ID
3292291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em língua portuguesa, ‘mala’ e ‘sala’ se diferenciam significativamente pela alteração de um único fonema: a substituição do /m/ pelo /s/. Esse contraste de dois itens lexicais com base em um único componente recebe em linguística o nome de par mínimo.
Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo correto de par mínimo em Libras?

Alternativas

ID
3292294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em Libras, muitos sinais são formados por uma configuração de mão que corresponde a letras do alfabeto da língua portuguesa.
NÃO apresenta essa característica o sinal para:

Alternativas

ID
3292297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Com distintas propriedades morfológicas, os classificadores são formas complexas em que os parâmetros formacionais dos sinais podem especificar qualidades de um referente.
Um exemplo de um classificador em Libras é o sinal para

Alternativas

ID
3292300
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Com a entrada do intérprete educacional na sala de aula, reconfigura-se o espaço escolar que passa a se constituir de mais um elemento nos processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, pode-se afirmar que o intérprete não está nesse contexto apenas para interpretar da Libras para o português e do português para a Libras, mas também para contribuir com a aprendizagem operando nos fluxos comunicativos entre os sujeitos envolvidos no processo educativo.
O item que expressa essa ideia corresponde à seguinte alternativa:

Alternativas

ID
3292303
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Há uma concepção de ensino para surdos marcada pelo monolinguismo em português, com a insistência no ensino da fala para propiciar o letramento desses alunos na língua majoritária.
Essa visão da surdez é denominada, na literatura da área, de visão

Alternativas

ID
3292306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

De acordo com Quadros, o tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais há que zelar por princípios éticos inerentes ao exercício de sua profissão. Considere a situação descrita a seguir.
O intérprete de Libras está na sala de aula em um dia de prova. O aluno surdo dirige-se a ele com questões relativas a dificuldades com o conteúdo das questões da prova.
Mantendo a ética profissional e zelando pela acessibilidade, o intérprete deve:

Alternativas

ID
3292309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Há verbos na língua de sinais que se flexionam em pessoa, número e aspecto em que um único movimento expressa simultaneamente as noções de sujeito e objeto. São os chamados verbos com concordância ou direcionais.
Um exemplo dessa categoria é o sinal utilizado para designar a ação de

Alternativas

ID
3292312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

No século XIX era comum que surdos formados pelos Institutos especializados europeus fossem contratados a fim de ajudar a fundar estabelecimentos para a educação de seus semelhantes. Em 1815, por exemplo, o norte-americano Thomas Hopkins Gallaudet (1781-1851) realizou estudos no Instituto Nacional dos Surdos-Mudos de Paris. Ao concluí-los, convidou um ex-aluno dessa instituição, que já atuava como professor, para fundar o que seria a primeira escola para surdos na América.
Esse ex-aluno era

Alternativas

ID
3292315
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em razão de ser a única instituição de educação de surdos em território brasileiro e mesmo em países vizinhos, por muito tempo, o atual INES teve um papel fundamental na difusão da língua de sinais.
Dois fatores que corroboraram com essa difusão são:

Alternativas

ID
3292318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

As críticas relativas aos projetos de aquisição de linguagem oral pelos surdos eram de que o trabalho demandava um tempo enorme de treinamento da fala e dos resíduos auditivos, concorrendo com a escolarização formal que ia sendo abandonada pela importância que era dada à expressão pela palavra oral. Os incipientes resultados dessa perspectiva para a educação dos surdos, que demandavam ensino público de massa, estimularam o surgimento, em meados da década de 1990, de um movimento transnacional, contando com acadêmicos, profissionais da área da surdez e dos próprios surdos, no sentido de apontar outros caminhos para a escolarização e socialização dos surdos.
Esse movimento defendia escola

Alternativas

ID
3292321
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em 1993, um projeto de Lei deu início a uma longa batalha de legalização e regulamentação da LIBRAS em âmbito federal.
Esse projeto foi relatado no Senado por:

Alternativas

ID
3292324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Qual foi a grande iniciativa do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no ano de 2013, para atender à demanda reprimida da comunidade surda brasileira por entretenimento, cultura e educação?

Alternativas

ID
3292327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em que década foram criados o Curso Normal de Formação de Professores Surdos e a Campanha de Alfabetização dos Surdos Brasileiros?

Alternativas

ID
3292330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O documento A Educação que nós Surdos Queremos foi elaborado pela Comunidade Surda, no pré-Congresso do V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, no ano de 1999.
Esse evento foi realizado em

Alternativas

ID
3292333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Nas últimas décadas, autores que escrevem sobre a história da educação de surdos destacam dois eventos importantes para a compreensão do debate acadêmico na área: no século XIX, em 1880, o Congresso realizado em Milão; e no século XX, em 1960, nos EUA, em Gallaudet, a pesquisa desenvolvida por William Stokoe.
As posições assumidas pelo Congresso de Milão e pela pesquisa de William Stokoe, e as respectivas visões da surdez são:

Alternativas

ID
3292336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

No livro As Imagens do Outro Sobre a Cultura Surda, Strobel, faz a seguinte afirmação:
A criança surda necessita de professores surdos usuários naturais de língua de sinais e cultura própria em seu processo de construção de identidade e educacional. O imaginado é que os sujeitos tenham contato com os outros surdos que constituem o povo surdo, no meio do qual acontece o seu desenvolvimento como sujeito diferente, sendo um centro de encontro com o semelhante para que desenvolva sua identidade cultural, por isto estes defendem a importância de termos escola de surdos. (K.S. pg.104)
Segundo o texto acima, a língua de sinais atua como

Alternativas

ID
3292339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

No que diz respeito às representações da surdez em sua perspectiva socioantropológica, o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual, AASI, e do Implante Coclear corresponderia à visão clínico-patológica da surdez.
O argumento principal dessa corrente, que problematiza o uso desses equipamentos tecnológicos, é de que eles

Alternativas

ID
3292342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Observe essa notícia:

Promotor dá prazo para pais de surdos aprenderem Libras
O promotor da Infância e Juventude de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche, deu prazo até o final do primeiro semestre do ano que vem para que os pais de alunos do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), na Capital, aprendam a linguagem de Libras, usada pelos filhos deficientes auditivos. O prazo foi definido em reunião feita na escola nesta manhã, durante o trabalho do promotor para combater os índices de evasão escolar. Segundo ele, 80% dos pais de alunos não compareceram nem justificaram sua falta. No contato com a realidade da escola, ele verificou que as crianças enfrentam dificuldades de comunicação em suas casas, por conta dos pais não saberem a linguagem deles. “Esses alunos são limitados na sua aprendizagem”, avalia o promotor.

Disponível em: http://www.campograndenews.com.br/cida-
des/promotor-da-prazo-para-pais-de-surdos-aprenderem-
-libras-11-13-2009. Acessado em: 04 de abril de 2016.

O promotor agiu respaldado em um conjunto de legislações. O aparato legal relativo à aquisição de língua de sinais é a lei

Alternativas

ID
3292345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A pesquisadora e linguista, pioneira na pesquisa sobre língua de sinais, no Brasil, na década de 1980, é:

Alternativas

ID
3292348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Dos primeiros espaços organizados para educação de surdos no século XVIII aos dias de hoje, temos registrados inúmeros Institutos em diversos países, criados para educar e profissionalizar os surdos. No século XIX, contávamos com quase quatrocentas instituições nos cinco continentes.
O primeiro Instituto criado foi o

Alternativas
Comentários
  • O pioneiro foi o francês para lidar com surdos.


ID
3292351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Em uma situação de interpretação em que a atividade é em língua de sinais e há na plateia surdos que se comunicam através da língua portuguesa oral e não dominam a língua de sinais, a interpretação ou acessibilidade linguística deve ser em

Alternativas

ID
3292354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Nas últimas décadas, pesquisadores surdos vêm desenvolvendo temas ligados à questão da identidade surda. Um desses estudos é sobre surdos indígenas, que é tema central da pesquisa de

Alternativas

ID
3292357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

A portaria normativa do Ministério da Educação 20/2010 dispõe sobre o Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa – Prolibras.
Segundo essa portaria, a Instituição que tem a atribuição de realizar o Plano Anual de Execução do Exame é a(o)

Alternativas
Comentários
  • SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

    INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

    INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos

    FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

    UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina