A) Os benzodiazepínicos promovem a ligação do GABA aos receptores do GABA do tipo GABAA, que existem como canais de cloreto formados por múltiplas subunidades e controlados por ligando, intensificando desse modo as correntes iônicas induzidas pelo GABA através desses canais.
B) O receptor GABAA é um alvo importante para as ações do etanol, mas o etanol não aumenta concentração do neurotransmissor GABA na fenda sináptica.
O álcool rompe o equilíbrio entre as influências excitatórias e inibitórias no cérebro e causa efeito ansiolítico, ataxia e sedação. Isso é resultante da acentuação da neurotransmissão inibitória ou do antagonismo com a neurotransmissão inibitória.
C) O flumazenil é um antagonista benzodiazepínico específico, compete com agonistas e agonistas inversos pela ligação com o receptor GABAA. O flumazenil liga-se com alta afinidade a locais específicos com o receptor GABAA, onde antagoniza competitivamente a ligação e os efeitos alostéricos dos benzodiazepínicos e outros ligandos.
D) Zolpidem não é antagonista de receptor GABAA. Fármaco hipnótico sedativo não-benzodiazepínico. Efeitos agonistas sobre os receptores GABAA
E) (CORRETA)