SóProvas


ID
2001763
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A substância X, um fármaco, age como agonista de um receptor membranar, que, ao ser ativado, provoca a redução da frequência cardíaca, com consequente diminuição da pressão arterial. A substância Y inibe irreversivelmente a enzima que degrada a substância X. Se um paciente ingerir a substância Y em excesso, apresentará intensa bradicardia e hipotensão. Para reverter esse caso, seria necessário utilizar um

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA B

    Antagonista competitivo: se liga ao mesmo local que o agonista, mas não apresenta atividade intríseca (eficácia), ou seja, não produz efeitos 

    Agonista parcial: afinidade moderadamente maior por Ra ((forma ativa do receptor) do que por Ri (forma inativa do receptor)

  • Como a substância Y, que é um antagonista NÃO competitivo (se liga irreversivelmente à enzima que degrada o agonista da substância X) NÃO IRÁ adiantar aumentar a concentração do agonista.

    Deve-se, portanto, aumentar a concentração do antagonista competitivo da substância X, pois por consequência, AUMENTARÁ a concentração do agonista da substância X.

  • antagonista competitivo da substância Y.

    ERRADA - a substancia Y é um antagonista não competitivo, ou seja um agonista competitivo não será capaz de deslocar o equilíbrio e aumentar a taxa de dissociação do fármaco Y.

    antagonista competitivo da substância X.

    CERTA - o obetivo aqui é impedir que a substancia X continue alcançando todos os receptores e provocando mais bradicardia no paciente. Caos não haja aumento de concentração, a adm de antagonista competivo será eficiente.

    agonista parcial da substância Y.

    Errada - aumentaria a cocentração de X

    agonista parcial da substância X.

    Errada - aumentaria a cocentração de X

    agonista alostérico da substância X.

    Errada - faria com que o mais substancias X se ligassem a outras porções do receptor aumentando o efeito.

  • Tive que desenhar para visualizar o que está ocorrendo.

    O que acontece é o seguinte, Y que é um inibidor da enzima que degrada X aumenta a concentração de X. Desse modo, é necessário inibir a ação de X através de um antagonista competitivo do Receptor de X, o que irá bloquear o seu efeito farmacodinâmico. Alternativa B é a correta.