SóProvas


ID
2008033
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ABNT recomenda a utilização de apenas um dos dois sistemas:

                                            autor-data ou numérico.


No sistema autor-data, após a citação direta longa, aparecerá entre parênteses o último sobrenome do autor em letras maiúsculas, o ano de publicação da obra e a página da qual foi extraída aquela citação. Se o sobrenome do autor aparecer fora dos parênteses, terá apenas a inicial maiúscula. Quando se tratar de paráfrase (citação indireta), pode-se omitir o número da página citada, mas mencionar o autor e o ano é obrigatório. Neste sistema, a referência bibliográfica completa aparecerá apenas no capítulo de Referências. Só serão permitidas as notas de rodapé de natureza explicativa. (MEZZAROBA & MONTEIRO, 2008)

No sistema numérico, a fonte consultada aparecerá na nota de rodapé (conforme o padrão ABNT de referências), mediante a utilização de uma numeração sequencial e crescente em todo o trabalho ou capítulo. Neste sistema, não podem aparecer notas de rodapé de natureza explicativa. Atenção: introdução e conclusão (considerações finais) não são apropriadas para notas de rodapé.

[GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7. ed. Brasília: JRG, 2016, p.14.]

Analise as proposições a seguir acerca do trecho: “A ABNT recomenda a utilização de apenas um dos dois sistemas: autor-data ou numérico.”

I. Os dois-pontos após “sistemas” poderiam ser substituídos por ponto-e-vírgula sem prejuízo quanto à correção gramatical.

II. A substituição de dois-pontos após “sistemas” por ponto-e-vírgula consertaria gramaticalmente o período.

III. A substituição de dois-pontos após “sistemas” por ponto-e-vírgula prejudicaria gramaticalmente o período.

IV. A substituição de dois-pontos após “sistemas” por ponto-e-vírgula manteria a correção gramatical.

A partir das assertivas acima, encontre a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • prejudicaria c

  • Melhor resposta:  A vírgula é pausa breve. Separa elementos de uma oração ou orações dentro de um período. Corretamente usada, dá ritmo á frase; usada sem necessidade, corta idéia e informação pela metade. Prova bom estilo arrumar os elementos da frase de maneira a reduzir o número de vírgulas ( “para ter, em Brasília, um apartamento” é inferior a “para ter um apartamento em Brasília” ). 

    Se é necessário enfatizar uma oração intercalada ou marcar uma pausa dramaticamente, a vírgula pode ser substituída pelo travessão. Mas o travessão não serve para separar orações (como o ponto e o ponto-e-vírgula) nem substitui os dois-pontos. 

    O ponto marca o fim de oração ou período. E o ponto-e-vígula é um ponto de menor força; ele separa duas orações que têm afinidade entre si. 

    Sempre que uma idéia apresentar a que vem em seguida ou explica a anterior, é hora de usar os dois-pontos. 

    A explicação indispensável que corre o risco de quebrar o ritmo ou toldar o sentido da frase deve ir entre parênteses. 

    Abrem-se parágrafos segundo a lógica de texto e também para criar espaços em branco na página, evitando que a matéria tenha aspecto massudo. 



    Algumas indicações sobre pontuação: 


    Não há vírgula depois de que, exceto quando antecede uma intercalada: “disse que, naquele momento, faria uma pausa”. 


    Em seguida aos dois-pontos, no meio de parágrafo, usa-se letra minúscula, exceto quando os dois-pontos apresentam citações ou transcrição. 


    Usa-se vírgula antes da conjunção e se ela une duas frases com sujeitos diferentes ou que, sem pausa, sofreriam uma mudança de ritmo e sentido: “Ela chegou, e começou a chover”. (sem a vírgula, ela teria começado a chover). 


    A vírgula também serve para, precedida de ponto-e-vírgula, marcar o lugar que seria ocupado por um verbo oculto: “Você é bom; ele, (é) mau,”