SóProvas


ID
200947
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagrama Ishikawa é uma ferramenta importante para o gestor no processo de tomada de decisão, porque

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

     O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da Universidade de Tóquio, em 1943, onde a utilizou para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados e relacionados. Porém, somente em 1962, J. M. Juran no QC Handbook "batizou" este diagrama como sendo diagrama de Ishikawa.

    É desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo, por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias como as 6 M’s: método, mão-de-obra, matéria-prima máquinas, mensuração e meio ambiente. Nas áreas de serviços e processos transacionais utilizam-se como categorias básicas: procedimentos, pessoas, ponto, políticas, medição e meio ambiente.

    Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha de peixe. A partir de umaa definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para urna melhor análise, Quando examinar cada causa, observe fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou dos padrões. Lembre-se de eliminar a causa e não o sintoma do problema. Investigue a causa e seus contribuidores tão fundo quando possível.

     

  • O gráfico de Ishikawa, também conhecido como gráfico de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, procura, a partir dos efeitos ( sintoma dos problemas ), identificar todas as possibilidades de causas que estão provocando esses efeitos. Trata-se de um gráfico que sugere um deslocamanto da esquerda para a direita, isto é, das causas iniciais para seus efeitos finais. Assim os problemas são colocados no lado direito do gráfico, onde estaria situada a cabeça do peixe, enquanto suas causas estariam estão dispostas no lado esquerdo.

    A utilidade do diagrama de espinha de peixe é identificar as causas que geram os efeitos, isto é, a causa das causas. A metodologia do diagrama se baseia em quatro categorias de problemas situados na parte operacional de produção, os chamados 4M, a saber: método, mão-de-obra, material e máquina:

    Métodos - quais são os procedimentos, métodos e maneiras de executar cada trabalho.

    Mão de obra - quais o conhecimentos e habilidades necessários para o bom desempenho das pessoas.

    Materiais - quais os tipos de materiais e disponibilidades para utilização no processo.

    Máquinas - quais as condições e a capacidade das instalaçõese recursos financeiros.

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública

  • Diagrama de Ishikawa ou "Espinha de Peixe" ou "de Causa e Efeito"

  • so acrescentando o comentário de Rafael, não são 4Ms, são 6:

    Máquinas, mão de obra, materias, medidas, métodos e meio ambiente. (3Ma, 3Me), ou 4Ps que são  procedimento, política, pessoas e planta.

  • Letra D.

    Também chamado Diagrama de causa e efeito.

  • A redação ficaria mais certa assim: identifica, organiza e apresenta de modo estruturado as causas do problema e seu efeitos, relacionando-os a máquinas, mão de obra, materiais, métodos de trabalho, meio ambiente e medidas.