Pessoal, ser proativo a mudanças é se antecipar, planejar a mudança. Por outro lado, com as mudanças não planejadas, todas as medidas são reativas. Nesse segundo caso, o agente de mudança procura conservar ao máximo a estrutura da organização e resolver os problemas que surgirem, à medida que apareçam. Alguns problemas são resolvidos com um certo atraso, dado o aspecto de surpresa, de fatos não esperados.
PONTO DOS CONCURSOS
PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
GABARITO: B
Pessoal! Esta questão nem é propriamente sobre a teoria do assunto, mas sim sobre uma compreensão mais ampla, no melhor modelo Cespe.
Na hora que a FCC fala em mudança reativa, você tinha que saber o que significa ser reativo. Isso nada mais é do que reagir aos estímulos recebidos, em vez de agir proativamente.
Assim, a mudança reativa seria aquela que, em contraposição a uma postura proativa, estaria focada em promover mudanças como reação às necessidades impostas pelo ambiente ao longo do tempo. Com isto em mente, vamos olhar cada uma das alternativas:
a) Errado. Não envolve planejamento. A afirmação sobre ser uma ameaça faz pouco sentido...
b) Certo. A organização segue em frente, realizando mudanças conforme os problemas surgem!
c) Errado. Ao contrário, uma postura reativa apenas corrige os rumos, sem estabelecer um novo rumo com base em planejamento.
d) Errado. Esta seria uma postura proativa, e não reativa!
e) Errado. Esta seria uma postura proativa, e não reativa!
FONTE: professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos