SóProvas


ID
200995
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os programas de Gestão de Políticas Públicas do PPA (Plano Plurianual)

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Prof. Igor Oliveira(Ponto dos Concursos): "Toda ação do governo está estruturada em Programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos para o período do Plano Plurianual (PPA). Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores instituídos no plano, visando a solução de um problema ou ao atendimento de uma determinada necessidade ou demanda da sociedade."

  • Opção E) conforme a classificação do PPA 2004-2007, detalhes veja em http://www.estudaqui.com.br/geral/arquivos/2_%20PPA%20-%20Parte%20Final(gustavo).pdf.

    No PPA 2008-2011 vigente(disponível em http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=191&cat=155&sec=10), não existe mais o tipo programa de Gestão de Políticas Públicas. Para o PPA 2008-2011, a classificação dos programas se restringe em dois tipos: 
    I.  Programas Finalísticos: dos quais resultam bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade, cujos resultados sejam passíveis de mensuração; 
    II.  Programas de Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais: são programas voltados aos serviços típicos de Estado, ao planejamento, à formulação de políticas setoriais, à coordenação, à avaliação ou ao controle dos programas finalísticos, resultando em bens ou serviços ofertados ao próprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativa.
  • PPA

    O Sistema Orçamentário é composto da seguinte forma:


    - classificação dos programas do PPA em quatro tipos:

    .  Programas  Finalísticos,  cujos  objetivos  são  solucionar  problemas  ou atender demandas da sociedade. Ex: toda criança na escola;

    -  Programas  de  Serviços  ao  Estado,  destinados  a  atender  a  demandas  do próprio  Governo.  Suas  ações  são  executadas  por  órgãos  que  têm  por finalidade o atendimento à Administração Pública. Ex: desenvolvimento de gerentes e servidores;

    -  Programas  de  Gestão  de  Políticas  Públicas,  que  congregam  ações  que visam ao planejamento e à formulação de políticas setoriais, à coordenação e ao controle dos programas  sob a  responsabilidade de determinado órgão. Ex: Gestão da Política de Educação;

    -  Programas  de  Apoio  Administrativo,  representados  por  conjunto  de atividades  padronizadas  que  visam  atender  ao  financiamento  dos  insumos não-passíveis de alocação direta aos demais  tipos de programa. Ex: Apoio Administrativo ().

  • No período 2008-2011 tinhamos dois tipos de programas: os Programas Finalísticos, por meio dos quais foram ofertados bens e serviços diretamente à sociedade, que geravam resultados passíveis de aferição por indicadores; e os Programas de Apoio às Políticas Públicas e Áreas especiais, voltados para a oferta de serviços ao Estado, para a gestão de políticas e para o apoio administrativo. 

    O PPA 2012-2015 manteve apenas dois programas, mas alterou a nomenclatura e os conceitos deles:

    Programa temático: retrata no PPA a agenda do Governo organizada pelos temas das políticas públicas e orienta a ação governamental. Sua abrangência deve ser necessária para representar os desafios e organizar a gestão, o monitoramento, a avaliação, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O Programa Temático se desdobra em objetivos e iniciativas.

    Programas de Gestão, Manutenção e Serviços do Estado: são instrumentos do plano que classificam um conjunto de ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental, bem como as suas ações não tratadas nos Programas Temáticos por meio de suas iniciativas.

    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF - Augustinho Paludo.

  • gabarito letra e


    congregam ações que têm por finalidade o planejamento e a formulação de políticas setoriais, a coordenação e o controle dos programas que se encontram sob a responsabilidade de determinado órgão.