SóProvas


ID
2011015
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Quem cumprir, sem o saber, obrigação judicialmente inexigível,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Art. 882. Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível

    bons estudos

  • Obrigação inexigível pode ser entendida como sinônimo de obrigação natural.

     

    Trata-se de hipótese de obrigação na qual há o schuld (débito), porém não há o haftung (responsabilidade). Falta a essa obrigação o elemento imaterial, também chamado de virtual, que é o vínculo jurídico existente entre o credor e o devedor que legitima a PRETENSÃO. O schluld e o haftung são os elementos que compõem esse vínculo juridico e devem estar presentes concomitantemente para que uma obrigação tenha exigibilidade, na falta de um deles teremos ou uma obrigação imperfeita ( ausencia de schuld e presença de haftung, ex: fiança) ou uma obrigação natural (ausencia de haftung e presença de schuld. ex: obrigações prescritas).

     

    Espero ter ajudado alguém e obrigada a todos que me ajudam comentando as questões.

     

    PS: Essa impossibilidade de repetição do valor pago por uma dívida prescrita se chama SOLUTIO RETENTI, que deve ser entendido como o direito de reter o pagamento, posto que devido, já que há o schuld (débito).

  • CÓDIGO CIVIL

    Art. 882. Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível.

    GABARITO - A

  • RESOLUÇÃO:

    Se a obrigação existe, mas é inexigível em juízo, não poderá a parte que pagou pedir a repetição do valor. É a obrigação natural, a que não pode ser exigida em juízo. Por exemplo: aquele que paga dívida prescrita ou dívida de jogo, não poderá depois pretender a devolução do valor.

    Resposta: A

  • Quem cumprir, sem o saber, obrigação judicialmente inexigível:

    não tem direito à repetição