Constantin Brancusi nasceu em Hobitza, Romênia em 1876 e sua escultura teve imensa importància para a escultura e a arte em geral do século XX. Suas esculturas, simples e ao mesmo tempo grandiosas, evocam a liberdade e a força.
Em sua excentricidade, Brancusi em 1904, caminhou de sua terra natal, Romênia, até Paris. Essa aventura fez o artista ficar famoso no meio artístico dos dois países. Alguns anos mais tarde, ficou mais famoso ainda quando moveu um processo contra a alfàndega dos Estados Unidos que quis taxar uma de suas esculturas de bronze. Os agentes alfandegários consideraram a obra de arte do escultor como simplesmente matéria prima, o que estaria, portanto, sujeito a taxação.
A obra O beijo, feita em 1907, mostras dois amantes entrelaçados num beijo apaixonado. O poder dessa obra está na massa da pedra de onde emergem as formas em esboço. As esculturas de Brancusi eram reduzidas ao básico e abstrato mas com imensa vitalidade. O artista não utilizava qualquer tipo de decoração para enfeitar a superfície de seus trabalhos.