SóProvas


ID
2014795
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ______________________ é o processo de atribuir tarefas especializadas a diferentes pessoas ou grupos de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) 

    Capítulo 4
    Estrutura Organizacional
    Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.
    O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.
    Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

    Figura 4.1 – Definição de organização
    Vamos ver como esse tópico já foi cobrado em concursos?
    1. (FCC/Arce/Analista Reg./2006) A soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, posteriormente, como a coordenação é realizada entre essas tarefas é denominada:
    a) estrutura de uma organização;
    b) planejamento estratégico;
    c) missão da organização;
    d) reengenharia da organização;
    e) redesenho dos processos.
    Como vimos, o processo administrativo que se relaciona com a divisão de trabalho e a coordenação desse trabalho é a organização. A estrutura organizacional é o resultado das decisões do processo de organização. Dessa forma, a letra A está correta e é nosso gabarito.
    As letras B e C se relacionam com o planejamento. Assim sendo, estão incorretas. Do mesmo modo, as letras D e E estão erradas, pois se relacionam com a gestão de processos.
    Continuando, os elementos principais da estrutura organizacional de que trataremos neste capítulo estão descritos na figura a segui

  • Etapas no processo de organizar

    1.1– Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados – essa parte deve ser feita com base nos objetivos estipulados na fase de planejamento;

    1.2 – Divisão do trabalho – trata-se do processo de atribuir tarefas especializadas a diferentes pessoas ou grupo de pessoas. A divisão do trabalho permite às organizações realizar objetivos complexos, como montar equipamentos de grande porte, fabricar produtos em grande quantidade e atender diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades. 

     

    Prof. Murillo Soares

  • Gabarito B.

    Divisão do trabalho.

  • Divisão/grupos.

  • A banca tenta confundir quando coloca "Organização" entre as alternativas, pois na organização é onde são alocadas pessoas + recursos para determinada tarefa. Confesso que fiquei meio em dúvida, mas... Gabarito B

  • Gabarito B

    Podemos encontrar essa definição

    Dentro dos 14 princípios de Fayol:

    Divisão do trabalho: Consiste na designação de tarefas específicas para cada pessoa, com o objetivo da especialização das funções para aumentar a eficiência.

  • GABARITO: LETRA B

    Divisão do Trabalho

    Processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes, sendo cada uma delas atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas. A divisão permite a realização de objetivos complexos. Em todas organizações existe divisão do trabalho.

  • DIVISÃO DO TRABALHO: consiste na especialização das tarefas e das pessoas, visando o aumento de eficiência.

    RESPONSABILIDADE: Significa executar corretamente o trabalho de acordo com a confiança depositada, sendo uma consequência natural da autoridade.

    ORGANIZAÇÃO: É montar uma estrutura humana e material, alocando recursos para alcançar os objetivos propostos.

    AUTORIDADE: É o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência.

    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: São todos os aspectos da organização formal, e abrange a divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de alta cúpula da administração da organização.