-
D) A palavra motivação tem origem no Latim (movere) e designa a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Ou seja, refere-se ao impulso que leva à ação, sendo ele interno ou externo. Segundo Udo (2003), a principal questão da psicologia da motivação é “por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?”. Segundo o autor,“O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender por que seres humanos e animais em determinadas situações escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações”.
Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.
A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista dessa perspectiva, ela tem a ver com a direção, a intensidade e a persistência de um comportamento ao longo do tempo.
A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade, estado de emoção, valores, metas, expectativas e objetivos, com ênfase importante na abordagem motivacional, sendo elas:ativação, direção, intensidade e persistência, que podemos definir da seguinte forma: a ativação que é o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que se encontra internamente ou externamente. Já na direção, a pessoa opta por uma alternativa de realizar o projeto, tendo várias opções; nisso, ela determina a melhor.A intensidade refere-se à força da ação, dependendo do estado emocional anterior, da necessidade de execução da tarefa ou posterior a ser alcançado. A persistência consiste no tempo que a pessoa demora até conseguir executar a tarefa.
Ativação
É o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que pode ser intrínseca (traço característico da pessoa de não gosta de deixar nada para fazer no dia seguinte) ou extrínseca (obter avaliação positiva do chefe com chances de resultar numa promoção).
Direção
Escolha de comportamentos específicos dentro de uma série de comportamentos possíveis.
Intensidade
Variabilidade da força da ação e que pode diferir ao se admitir que a força depende de um estado de carência anterior (necessidade ou afeto) ou de um estado posterior a ser alcançado (alvo). Quanto esforço a pessoa despende?
Persistência
Contínuo engajamento em determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço?
-
II. O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por forças chamadas motivos (???????)
A banca considerou nesse contexto, que motivo é a mesma coisa que motivação. Sendo que A segunda engloba o conjunto dos motivos. Então de certa forma está certo. Só errei por considerar essa alternativa errada.
-
Motivação é motivos para a ação, os motivos são portanto fatores que influenciam diretamente a motivação.
O motivo é o fato em si, a motivação é o quanto esse mortivo me move.
-
Maximiano, Introdução à TGA
2 Motivação para o Trabalho
O desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço.(I) O desempenho é positivo quando o resultado está de acordo com a intenção ou objetivo. Ser aprovado num concurso, vencer uma competição, atender satisfatoriamente a um cliente ou montar corretamente um produto são exemplos de desempenho positivo.
O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por inúmeras forças. Entre elas estão as forças chamadas motivos (II), que produzem a motivação para o trabalho.
Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. (III) Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho.
-
-
GAB: D
-
GABARITO: LETRA D
Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das diversas situações da vida. As necessidades ou os motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. Cada pessoa possui motivos ou necessidades que condicionam seu comportamento e que são pessoais e individuais, pois são determinados por fatores que formam a personalidade, por traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas pela experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa. Ademais, cada um pode sentir e perceber seus motivos e necessidades de maneira diferente, em diferentes épocas ou situações.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
Portanto, vamos aos itens:
I – Correto. Como dissemos na revisão acima, o desempenho é o nível de serviço (ou resultado) entregue pelo trabalhador no desenvolvimento de suas atividades, através do seu esforço, seja ele um bom resultado (bom desempenho) ou um mau resultado (mau desempenho).
II – Correto. Os motivos são os fatores que geram motivação nos empregados e, consequentemente, alavancam o esforço para o trabalho.
III – Correto. Vimos na aula de motivação que esta é uma força interna que leva o indivíduo a se esforçar para alcançar um objetivo no trabalho.
Portanto, todos os itens estão corretos, e a nossa alternativa certa é a letra D).