SóProvas


ID
2017504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Nos governos de Gaspar Dutra (1946-1951) e de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil teve de se posicionar em relação à nova realidade mundial determinada pela Guerra Fria. No que se refere à política externa brasileira no período mencionado, julgue (C ou E) o item seguinte.

O Brasil absteve-se na votação da resolução da ONU que, em 1950, declarou ser a República Popular da China culpada pela agressão da Coreia do Norte à Coreia do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Em 25 de junho de 1950, a Coreia do Norte invade a Coreia do Sul, dando início à Guerra da Coreia. Por sua parte, a União Soviética e a China decidiram apoiar a Coreia do Norte, enviando efetivos militares e provisões para as tropas norte-coreanas. A guerra acabaria com baixas maciças de civis norte e sul-coreanos.

    Em 25 de junho de 1950, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, por unanimidade, a Resolução 82, condenando a invasão da Coreia do Norte contra seu vizinho do sul. Dois dias depois, foi aprovado a Resolução 83 que autorizava uma intervenção militar para por fim no conflito. 

  • Um passarinho me contou que o Brasel apoiou só de falar, neah? Pq tropas não enviou nem uma viva alma...Ah, e o chanceler era o Raul(zito)  Fernandes. Não fala que fui eu que te contei.

  • E quando essa resolução foi votada, o Brasil não tinha assento no CS.

  • O Brasil não se absteve, ou mesmo participou da votação, pois não era parte do CS neste momento. Abstenção indicaria que o Brasil de fato poderia ter votado, o que não seria possível nesse contexto.

  • Pensei assim: a questão fala de resolução da ONU (AGNU) e não do Conselho de segurança (CSNU).

    A resolução da ONU (RES AGNU 498/1951 que trata desse assunto de China e as Coreias) o Brasil não se absteve. Votou a favor e foi em 1951 (a questão fala de um ano antes, em 1950).

    Resoluções do CSNU tiveram quatro ou cinco sobre o assunto; RES 82 ate 85 (todas em 1950) e RES 90 em 1951.

    Agora RES da AGNU teve esta 498 e outras.

    Ajuda do wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/United_Nations_General_Assembly_Resolution_498

    Bons estudos.

  • O Brasil votou favoravelmente à Resolução 498 (V), proposta por Washington na Assembleia Geral da ONU e adotada em fevereiro de 1951, que responsabilizava a República Popular da China pela agressão na península coreana. Vale lembrar que a resolução foi aprovada na Assembleia Geral no contexto da Resolução 377 (V), conhecida como Uniting for Peace, que previa a transferência de competências para a plenária geral da organização sempre que o Conselho de Segurança, devido à falta de unanimidade, fosse incapaz de exercer sua responsabilidade de manter a paz e segurança internacionais.