SóProvas


ID
2018416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Quanto ao direito processual penal, julgue o item.

O rito para julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos é o ordinário, que prevê a citação do funcionário para apresentação da resposta escrita no prazo de dez dias. Nessa resposta, podem ser arguidas preliminares, e o funcionário pode alegar tudo o que interessa à sua defesa, assim como pode oferecer documentos e justificações e especificar as provas pretendidas. Após a resposta, o juiz pode absolver sumariamente o acusado, se presentes as hipóteses legais.

Alternativas
Comentários
  • Del 3.689, Código de Processo Penal:

     

    CAPÍTULO II

     

    DO PROCESSO E DO JULGAMENTO DOS CRIMES

     

    DE RESPONSABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

     

            Art. 513.  Os crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de direito, a queixa ou a denúncia será instruída com documentos ou justificação que façam presumir a existência do delito ou com declaração fundamentada da impossibilidade de apresentação de qualquer dessas provas.

     

            Art. 514.  Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação (e não CITAÇÃO como na questão) do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias (e não dez, como na questão).

     

            Parágrafo único.  Se não for conhecida a residência do acusado, ou este se achar fora da jurisdição do juiz, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá apresentar a resposta preliminar.

     

    A questão está completamente errada!?

  • Não entendi também . não sao 15 dias?

  • Correta, pois antes do recebimento da denúncia ou queixa será oportunizada a defesa preliminar, correspondente aos 15 dias, conforme prevê o art. 514 do CPP, no entanto após o recebimento, o acusado será citado para responder a acusação em 10 dias, seguindo o rito ordinário.

  • Está correta porque a questão trata da fase após a notificação ou seja o Juiz já recebeu a denuncia: 

    Art. 396.  Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

  • 1° - 15 dias = Resposta Preoiminar

    2° - 10 dias = Resposta a Acusação

  • A questão é dúbia, porém é possível chegar a bom entendimento. O prazo de 15 dias para resposta preliminar é pré-processual. Oportuno ainda dizer que a legislação diz que o servidor suspeito será NOTIFICADO a apresentar a defesa prévia no prazo de 15 dias, devendo juntar também documentos e provas que comprovem sua inocência ou a justificativa pelas quais não é possível a juntada. Após, em caso de haver o processo, seguirá este o rito ordinário, onde oferecida a denúncia, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.