SóProvas


ID
201952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE ou
HPLC) e de cromatografia gasosa, julgue os itens que se seguem.

Os detectores mais comumente empregados nos cromatógrafos a gás são os fotométricos, que são baseados na absorbância no ultravioleta e no visível.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de detectores mais utilizados, o de condutividade térmica e o de ionização de chama.
  • Gabarito: Errado.

     

    O erro da questão está na relação do detector, uma vez que o detector fotométrico está relacionado à cromatografia líquida. Eles são detectores, baseados na absorbância no ultravioleta e visível, que têm de 1 a 2 comprimentos de onda fixos. 

     

    Atenção! São diferentes do espectrofotômetros, que tem comprimento de onda variáveis (também utilizados como detectores de cromatografia líquida).

     

    Inicialmente achei que ele estivesse fazendo referência ao fotométrico de chama (detector utilizado na cromatografia gasosa para análise de enxofre e fósforo), mas depois me dei conta que é o fotométrico em cromatografia líquida. Enfim, o fotométrico de chama, por ser um detector específico para análise dos compostos mencionados, não é utilizado com mais frequência, para isso existem o detector de condutividade térmica (que é universal) e o ionização em chama (quase universal).