SóProvas


ID
202084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

  Os antibióticos reduziram drasticamente as doenças e as mortes causadas por infecções bacterianas. Durante décadas, eles foram utilizados de forma indiscriminada, o que levou ao aumento da resistência dos microrganismos a esses antibióticos e gerou um grave problema de saúde pública. Nos últimos anos, vários grupos de pesquisa têm dedicado especial esforço na identificação de novas moléculas com capacidade antimicrobiana ou na mudança das suas formulações farmacêuticas para melhorar a biodisponibilidade do princípio ativo no paciente.
Considerando a importância dos antibióticos para a vida humana, julgue os itens.

Os antibióticos beta-lactâmicos são totalmente destruídos pelas enzimas beta-lactamases das bactérias, por meio da distribuição do anel beta-lactâmico, que está sempre presente na estrutura química dessas moléculas.

Alternativas
Comentários
  • BETA-LACTÂMICOS
     

    Esta classe de antimicrobianos abrange alguns grupos de agentes que possuem em comum o anel beta-lactâmico, diferindo entre si pelas estruturas diretamente ligadas a ele. Seus representantes caracterizam-se por variados radicais aí acoplados. 
    A formação inadequada da parede bacteriana ocasiona entrada de fluidos em meios de menor osmolaridade com lise da bactéria (ação bactericida). Em meios de maior osmolaridade, a célula bacteriana perde seu conteúdo. Logo, microrganismos desprovidos de parede celular apresentam resistência natural aos beta-lactâmicos. 
    Esses antimicrobianos apresentam o mesmo mecanismo de ação. O anel beta-lactâmico confere afinidade por enzimas – transpeptidases e carboxipeptidases – que realizam a ligação de peptidoglicanos, último passo síntese da parede bacteriana, organela que impede variações osmolares intracelulares. Antibióticos beta-lactâmicos inibem a enzima D-alanil-D-alanina transpeptidases, interrompendo aquela síntese.

    Portanto, é o anel beta-lactamico do antibiotico que interage com as enzimas da bacteria inativandoas.
  • Os antibióticos beta-lactâmicos são totalmente destruídos pelas enzimas beta-lactamases das bactérias, por meio da distribuição do anel beta-lactâmico, que está sempre presente na estrutura química dessas moléculas.

    Destruição e não distribuição.
  •  Creio que o erro da questão esteja no fato de dizer que " ...são totalmente destruídos...", quando na verdade, o anel beta lactâmico, estrutura comum desse grupo de antibióticos, é a porção da molécula que sofre o referido ataque enzimático. 

  • Realmente concordo plenamente com a Liliane. O erro está em distribuição, pois o corretor seria destruição.

    As bactérias produzem uma enzima que degrada ( destrói) o anel.

    Vejam um conteúdo nesse site.

    http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo3/mec_enzimatico.htm


  • Para mim o erro esta na generalização. Na forma como esta escrito é como se todas as bacterias tivessem a enzima beta lactamase. O que não é verdade.

  • O erro pode estar nesta frase "beta-lactâmicos são totalmente destruído" pois existem beta-lactâmicos que podem ser resistentes a maioria das beta-lactamases como o aztreonam.

  • O mecanismo de resistência bacteriano mais importante e freqüente é a degradação do antimicrobiano por enzimas. As β-lactamases hidrolisam a ligação amida do anel beta-lactâmico, destruindo, assim, o local onde os antimicrobianos β-lactâmicos ligam-se às PBPs bacterianas (proteínas ligadoras de penicilinas denominadas PBPs, importantes enzimas na síntese da parede bacteriana)  e através do qual exercem seu efeito antibacteriano.

    http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo3/mec_enzimatico.htm

     Degradação é o ato de degradar, ou seja, destruir, devastar, estragar

    Aztreonam (Azactam®) é um fármaco pertencente ao grupo dos antibióticos beta-lactâmicos. Resistente às β-lactamases produzidas por Gram - negativas

  • Por meio da hidrólise..