O conceito de self criativo é a realização suprema de Adler como teórico da personalidade. Quando ele descobriu o poder criativo do self, todos os seus outros conceitos ficaram subordinados a ele. O self unitário, consistente e criativo é soberano na estrutura da personalidade. Ele cria a meta, assim como os meios para atingir a meta
Em essência, a doutrina de um self criativo afirma que os humanos fazem sua própria personalidade. Eles a constroem a partir do material bruto da hereditariedade e da experiência.
"A hereditariedade apenas dota (o homem) com certas capacidades. O ambiente apenas lhe transmite certas impressões. Essas capacidades e impressões, e a maneira como ele as experiencia – isto é, a interpretação que faz dessas experiências – são os blocos construtores, ou em outras palavras sua atitude perante a vida, que determinam seu relacionamento com o mundo externo" (Adler).
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/alfred-adler-psicologia-individual/21533/#ixzz4IvMW1iOq
Quem cunho o termo "self" foi Jung, já "self criativo" foi Adler.
No livro "As teorias da personalidade", de Hall, Lindzey e Campbell (2007), na parte referente as Ênfase Psicodinâmica, muitos teóricos utilizam esse termo self (fico pensando se não tinham o termo melhor pra usar kkkk), por isso muita atenção ao responder uma questão desse tipo.