SóProvas


ID
202129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem
as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Apesar de os AINEs não estarem relacionados entre si do ponto de vista químico, sua ação farmacológica está relacionada, na grande maioria, à inibição da primeira atividade catalítica das cicloxigenases (COX).

Alternativas
Comentários
  • Os AINEs são inibidores específicos da enzima ciclooxigenase (COX). A COX possui duas formas ligeiramente diferentes, designadas COX-1 e COX-2. Estas são importantíssimas na cascata do ácido araquidónico, pois transformam o ácido araquidônico, uma substância formada a partir delípidos presentes na membrana celular pela acção da fosfolípase A2, em dois tipos de compostos, as prostaglandinas e ostromboxanos[5]. O papel destes mediadores na inflamação e na dor, assim como em vários outros processos fisiológicos (como nacoagulação), é amplamente aceite.[1]
     

  • Apesar de em sua maioria serem constituidos por ácidos orgânicos, sua estrutura química não é relacionada. Caracterizam-se por inibir a atividade de subtipos da ciclo-oxigenase, impedindo assim a síntese de eicosanoides pela via metabólica da cascata do ácido araquidónico. Fazem parte deste grupo medicamentos muito conhecidos, em parte por alguns já estarem disponíveis há muito tempo, por serem de venda livre (MNSRM), e pelo vasto número de situações em que são usados. Alguns nomes sonantes incluem o ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e naproxeno. O paracetamol, embora possua um mecanismo de acção semelhante e tenha efeito antipirético e analgésico, é  desprovido de efeito anti-inflamatório.